sábado, 30 de setembro de 2017
O Trivium, emburrecimento e fechamento de setembro
Oi pessoal!
Espero que estejam todos bem.
Continuamos com nossa busca de tentar nos melhorar um pouco. Acabei de ler "O Trivium", escrito pela Irmã Miriam Joseph e publicado pela É Realizações.
Posso afirmar com certeza que foi um dos livros mais difíceis que já li, incluindo os livros de Engenharia e os livros da época do MBA. Absorvi algo em torno de uns 20% do seu conteúdo e com certeza terei que reler para poder aumentar meu entendimento sobre os assuntos expostos na obra.
Depois de ler este livro percebi algo que me deixou extremamente preocupado. Como nasci na era pré-internet e pré computador em casa, observei que a introdução destes dois elementos em minha vida, assim como o celular e o streaming de vídeos me emburreceram. Não tenho nem como comparar a capacidade mental que tinha aos 18 anos com a capacidade que tenho agora. A sistemática destruição cognitiva que tive em minha vida por causa da tecnologia do entretenimento diminuíram em vários pontos o meu QI. Percebo isso em pequenos detalhes. Como por exemplo, não conseguir me concentrar em fazer uma coisa só, seja apenas escrever este texto sem ter outras "janelas" no micro, seja ser capaz de recordar algo que li em poucos minutos. Ou também lembrar que quando adolescente ia ao banheiro com um livro nas mãos, ao invés de um celular.
Também observo com perplexidade que o próprio planeta está mais burro, apesar de toda tecnologia. Não é mais possível conversar com ninguém por mais de 1 minuto, não se consegue mais dar respostas completas, pois o interlocutor não o deixa mais responder, não se consegue mais realizar raciocínios completos pois a mente humana está totalmente ocupada com memes, piadas e besteiras da Internet.
Participo de dois grupos de Whats Up. Um que se refere ao pessoal do trabalho, que utilizo mais para avisar que chegarei atrasado ou coisas do tipo e outros com um pessoal que trabalhei a uns 30 anos atrás quando era adolescente. Vez ou outra coloco algum artigo sobre investimentos e desenvolvimento pessoal, quase sempre sem resposta alguma. A quantidade de besteiras que o pessoal coloca neste grupo é assustadora e observo com tristeza que entrei neste turbilhão de lixo também. Difícil resistir a dar apenas uma olhadinha num vídeo de p**taria ou coisa pior que o pessoal coloca lá. E lá se vão mais alguns minutos de minha vida para a lata do lixo.
O Trivium nos faz ir para um tempo que as pessoas ou pelo menos a parte mais inteligente delas procurava se desenvolver, mentalmente e espiritualmente. E pensar que tive uma dificuldade gigantesca de entender e memorizar algo que foi CRIADO pela mente de outros me entristece muito.
Por isso, vou tentar parar de destruir minha mente. Vou tentar ler mais livros e menos memes e porcarias. Quem sabe poderei ser um velhinho mais sábio. Observar os velhos também absorvidos por celular, novelas e outros lixos me motiva a não querer me tornar eles. Que Deus me ajude!
Quanto aos investimentos nada de novidade. No total a carteira tem uma rentabilidade acumulada de 13% líquida no ano já descontados os impostos. Dá 193% do CDI, nada mal. A Bolsa subiu bem mas o que surpreendeu mesmo foram os fundos imobiliários que subiram quase 7% no mês de setembro. Bolsa ficou em 3%. Continuamos na busca do primeiro milhão o qual segundo o meu levantamento sairá em torno de março do ano que vem. Meu aporte continua em 10% do salário. Eu ponho nesta conta apenas o patrimônio financeiro. Não coloco imóveis, carros ou qualquer outra coisa que não seja aplicação financeira. Acredito que assim teria uma ideia mais precisa da riqueza.
A carteira de ações as quais ainda estamos comprando teve a inclusão de algumas ações e está conforme abaixo:
Destas destaque para Itaúsa, com 37% de alta, com proventos e Taesa com 34%, também com proventos.
Temos também Guararapes, Metal Leve, Banco do Brasil, Cemig, Eternit, Telefônica, Amazônia e Banco Pine, as quais mantemos mas por enquanto não estamos comprando mais, por estarem caras. Destas destaque absoluto para Guararapes com 152% de alta com proventos, seguida por Banco do Brasil com 78%.
No mais, espero que todos sigam bem com suas vidas e por favor, se forem jovens, tratem de cuidar bem de seus cérebros. Não os destruam com memes, redes sociais, televisão e outras besteiras.
Grande abraço!
Assinar:
Postagens (Atom)