Geralmente, enquanto estamos na fase de guardar uma parte da renda e reinvestir os proventos, não temos nada muito mais tangível do que uma planilha Excel ou as telas dos computadores com os saldos nos bancos e corretoras para nos mostrar nosso patrimônio.
O investidor que sai da pobreza e vai galgando degraus não é aquele que tem belos carros, belas casas ou objetos para demonstrar, para ele mesmo, a sua riqueza.
Dessa maneira, eu pessoalmente vivi e vivo este paradoxo, que é ter um bom patrimônio, mas viver um padrão de vida muito inferior àquele que vive endividado e sem um tostão furado no bolso, porém materializando sua renda, ou mesmo sua dívida, seja em forma de objetos ou em forma de alguma experiência.
Um conselho que é pouco explorado pelos blogueiros de finanças mas que sempre é encontrado em boas obras de finanças pessoais é demarcar alguns marcos ou objetivos e celebrá-los de alguma maneira, quando atingidos.
Eu utilizo um método que eu mesmo batizei de "Comemoração Exponencial". É de fácil entendimento. Consiste em se estabelecer objetivos financeiros em potências de 10 e ir comemorando conforme estes marcos forem atingidos.
Por exemplo: no início eu acompanhava a evolução do patrimônio de 1000 em 1000 reais. Assim, a cada mil reais que aumentava o meu patrimônio eu me dava um pequeno presente, quer seja uma revista em quadrinhos mais cara (sou fã da Marvel) ou até um livro o qual estivesse desejando comprar.
Quando atingi os 10.000 reais, comecei a acompanhar a evolução de 10.000 em 10.000, ou seja, quando atingi 20.000 eu comemorei, depois com 30.000, 40.000 e assim por diante. Aqui poderia ser algo mais significativo, como um jantar, uma roupa ou um eletrônico.
Acho que deu para entender a lógica, quando atingi os 100 mil fiz a mesma coisa e pretendo continuar assim, até onde der. Deve ser interessante acompanhar a sua carteira de milhão em milhão.
Eu e minha esposa escolhemos desta vez passar um fim de semana em um hotel chique de SP, comprando um pacote para casais, que consiste em jantar, quarto e uso das dependências do hotel no fim de semana.
Essas comemorações são importantes para nos motivar e fazer um pouco tangível nossa riqueza. Faz com que reafirmemos nosso caminho na independência financeira e não nos deixar esmorecer, no árduo caminho de ser contra a maré, o oposto que a cultura comum nos impõe.
Grande abraço!