quinta-feira, 17 de novembro de 2016

As pequenas comemorações do investidor


A jornada do investidor é interessante. 

Geralmente, enquanto estamos na fase de guardar uma parte da renda e reinvestir os proventos, não temos nada muito mais tangível do que uma planilha Excel ou as telas dos computadores com os saldos nos bancos e corretoras para nos mostrar nosso patrimônio.

O investidor que sai da pobreza e vai galgando degraus não é aquele que tem belos carros, belas casas ou objetos para demonstrar, para ele mesmo, a sua riqueza.

Dessa maneira, eu pessoalmente vivi e vivo este paradoxo, que é ter um bom patrimônio, mas viver um padrão de vida muito inferior àquele que vive endividado e sem um tostão furado no bolso, porém materializando sua renda, ou mesmo sua dívida, seja em forma de objetos ou em forma de alguma experiência.

Um conselho que é pouco explorado pelos blogueiros de finanças mas que sempre é encontrado em boas obras de finanças pessoais é demarcar alguns marcos ou objetivos e celebrá-los de alguma maneira, quando atingidos.

Eu utilizo um método que eu mesmo batizei de "Comemoração Exponencial". É de fácil entendimento. Consiste em se estabelecer objetivos financeiros em potências de 10 e ir comemorando conforme estes marcos forem atingidos.

Por exemplo: no início eu acompanhava a evolução do patrimônio de 1000 em 1000 reais. Assim, a cada mil reais que aumentava o meu patrimônio eu me dava um pequeno presente, quer seja uma revista em quadrinhos mais cara (sou fã da Marvel) ou até um livro o qual estivesse desejando comprar.

Quando atingi os 10.000 reais, comecei a acompanhar a evolução de 10.000 em 10.000, ou seja, quando atingi 20.000 eu comemorei, depois com 30.000, 40.000 e assim por diante. Aqui poderia ser algo mais significativo, como um jantar, uma roupa ou um eletrônico.

Acho que deu para entender a lógica, quando atingi os 100 mil fiz a mesma coisa e pretendo continuar assim, até onde der. Deve ser interessante acompanhar a sua carteira de milhão em milhão.

Eu e minha esposa escolhemos desta vez passar um fim de semana em um hotel chique de SP, comprando um pacote para casais, que consiste em jantar, quarto e uso das dependências do hotel no fim de semana.

Essas comemorações são importantes para nos motivar e fazer um pouco tangível nossa riqueza. Faz com que reafirmemos nosso caminho na independência financeira e não nos deixar esmorecer, no árduo caminho de ser contra a maré, o oposto que a cultura comum nos impõe.

Grande abraço!

7 comentários:

  1. Se não for para colher os frutos das árvores plantadas eles cairão no chão e irão apodrecer, ou alguém vai vir pegar, rs.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, algo que ainda estou em definição é quando parar e utilizar o $$. Parece que estou tão acostumado a não gastar que não sei como vou fazer para mudar.

      Excluir
  2. Esse "árduo caminho de ser contra a maré" nos remeteu àquele post sobre ser considerado pão duro, possivelmente por algumas dessas pessoas endividadas mas que ostentam um suposto bom padrão de vida.
    Comemorar os pequenos passos é essencial e dá mais sentido à caminhada. Acompanhar a evolução dos milhões será demais - Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olha esse ano atingi o um milhão em abril e estou comemorando desde lá. Engraçado que meu patrimônio continua aumentando.
    So de sapato, tênis, bota eu comprei 12 pares, ou seja mais de um por mês. e todos na faixa de 300 a 700 reais.
    E olha não me arrependi em momento nenhum. E agora chegando o verão quero comprar umas camisas e calças de linho da Richard's. Olha, e muito bom comprar o que se deseja.

    ResponderExcluir
  4. eu gosto de comemorar as coisas com viagem.
    abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Senhores,

    Já fiz essa pergunta em outros blog's, mas resolvi compartilhar aqui:

    Possuo 17 (dezessete) ações em carteira, todas elas empresas muito boas.

    Atualmente, estou procurando adicionar de 01 (uma) a 03 (três) novas ações, razão pela qual tenho estudado a EDP Energias do Brasil, Cia Hering, CCR Rodovias, Odontoprev, Cosan e, até mesmo, a Tovts. Dentre elas, as que vem ganhando maior afinidade são ENBR3, CCRO3 e HGTX3.

    A ENBR3 é uma empresa com bons indicadores, mas apresenta enormes dificuldades em ser estudadas, em razão da falta de informações sobre seus negócios. Além do mais, recentemente fez uma diluição grande para seus acionistas, o que deixa receios;

    CCRO3 vem apresentado bons resultados, mas com uma alavancagem enorme, que faz medo. Foi uma empresa que nos últimos anos cresceu uma enormidade. É uma das empresas que mais gera dúvidas sobre as dívidas existente, embora seja característica do setor;

    HGTX3 é uma empresa boa pagadora de dividendos, com bons resultados e sem dívidas, mas que pode a vir sofrer com questões relacionadas ao setor varejista, quedas nas margens e no lucro.

    ODPV3 é uma empresa lucrativa, boa pagadora de dividendos e com sócio majoritário o Bradesco. Contudo, possui múltiplos esticados e está localizada em um setor com alta regulamentação, que é o setor de saúde, embora os planos odontológicos estejam sob menor influência.

    TOTS3 é uma empresa lucrativa, boa pagadora de dividendos, mas está inserida em um setor complicado, que é o de software e informática. Embora apresente lucros, seu setor é passível de fortes interferências econômicas. Não existem proteções como o setor de energia, mineração e bancário.

    CSAN3 (Cosan) é uma empresa complicada, embora em um setor interessante, que é o de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Estudei bastante, mas o próprio Bastter vê na empresa cenários nebulosos.

    Dentre as empresas citadas, gostaria da opinião dos senhores.

    O que mais impressionou no meu estudo, foi o crescimento da CCRO3 nos últimos 15 anos, bastante elevado, algo superior a 4000%.

    Se puderem, deem suas opiniões sobre a VLID3 (Valid), uma empresa bem administrada, paga dividendos várias vezes ao ano, mas que vem tendo queda nas margens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, já que você perguntou, lá vai: nenhuma das empresas que você listou fazem parte da minha carteira e nem tenho intenção de comprá-las. Elas não têm os critérios de Benjamin Graham ou Décio Bazin, portanto não as compro, por enquanto. Espero ter ajudado.

      Excluir