sexta-feira, 20 de julho de 2018

O Brasil seria um dos piores lugares do planeta?


Sinceramente, não gosto muito de futebol.

Porém, algo acontece comigo durante a Copa, que me faz querer assistir a todos os jogos e acompanhar a tabela da Copa como acompanho os tickers das ações no home broker.

Gosto de ver os jogos e também ler as tradicionais matérias sobre os países sede e os países que disputam o torneio. Depois do torneio, volto à minha concha para despertar 4 anos depois.

Algo que muito me chamou a atenção durante os jogos foram as fotos e as reportagens sobre a Rússia, que na minha imaginação sempre assumi que seria um país pobre, com problemas sociais e eventuais misérias que todas as grandes cidades do mundo têm.

O que vi e ouvi foi muito diferente. As imagens e reportagens mostravam um país pujante, com pessoas educadas, muita limpeza nas ruas e os avanços evidentes que o país tem em relação às mais diversas facetas do mundo moderno, como facilidade de comunicação, transporte público e demais coisas que imaginamos somente existir em países como Canadá, EUA e Alemanha, por exemplo.

E assim se passou com vários outros países que disputaram o certame, como a Croácia, a Sérvia e tantos outros países que no meu imaginário seriam países semelhantes ao Brasil em suas mazelas.

O que se passou é que não é nada disso. Todos estes países considerados no passado como de "Terceiro Mundo" saídos da dominação soviética, são países belos, ordeiros e com pessoas de alto nível educacional, assim como os russos.

Quando trabalhava em multinacional, tive oportunidade de conhecer muitos lugares diferentes. Conheci quase todas as capitais e cidades grandes do Brasil. Fui para o Chile, México, USA, Alemanha, Inglaterra, França, Suíça, Itália, Letônia, Finlândia, Holanda e Dinamarca.

Não tenho razões para mentir ou para falar inverdades neste blog, mesmo porque é o único lugar onde sou totalmente sincero. Posso dizer que nenhum dos lugares que conheci eram piores que o Brasil. Todos estes países eram melhores em vários aspectos, seja pelos lugares bonitos e limpos, seja pela educação das pessoas, seja pela segurança que senti nestes lugares. É claro que visitar é diferente de morar, mas não vi nenhum lugar tão triste, deprimente e tenebroso quanto as periferias das cidades brasileiras.

A causa disso tudo? Bem na minha mente limitada eu diria que seria a tendência marxista do país desde o começo do século XX, começando com o fascismo de Getúlio Vargas até o marxismo cultural que vigorou no país desde os anos 60. Isso destruiu o Brasil.

Só nos resta a chance de emigrar, nada mais.

Falando de investimentos, estamos indo bem. Nossas posições em dólar e ouro nos ajudaram quando da recente queda da Bolsa e dos FIIs e aproveitamos a baixa para comprar mais ações. Com a recente subida da bolsa com a euforia pelo aumento das chances de Geraldo Alckmin nas eleições para presidente (será interessante reler este post ano que vem), somente no mês de julho tivemos um incremento de 25 mil reais no valor da carteira, um incremento de 3%.

Abaixo segue nossa carteirinha de ações:


Destaque para Itaúsa e Guararapes, ambas com mais de 70% de alta.

No mais seguimos com ouro (2,5% da carteira), dólar (7,5%), FII (20%), Fundos multimercados (10%), Ações (30%) e Renda Fixa (30%).

Um grande abraço a todos!

24 comentários:

  1. Que legal! também adoro viajar, deve ter sido muito bom conhecer esses países todos.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por acompanhar o blog. Sim, foi uma época muito boa. Éramos bem jovens e nós que mal havíamos saído do ABC pudemos conhecer lugares que nem nos nossos sonhos mais loucos de infância poderíamos imaginar que conheceríamos.

      Excluir
  2. Fala ABC assunto interessante esse. Nunca saí do Brasil então não tenho vivência para emitir uma opinião mais profunda, mas pelo que já li, vi na TV e internet e relatos em blogs e sites, posso dizer que PIB por exemplo não é uma das maneiras mais adequadas para se avaliar um país.
    País rico no imaginário das pessoas é sinônimo de país desenvolvido e bom pra viver. O Brasil já foi a oitava economia do mundo, e creio que não foi ou é mais desenvolvido que a Dinamarca por exemplo.
    Sei que meu exemplo é muito superficial e há inúmeros fatores envolvidos.

    Mas veja, a Russia foi comunista, o Brasil não. Quem em tese tem mente mais comunista, o Brasileiro ou o Russo?
    O Brasil é difícil de se entender e por consequência difícil de se explicar.
    O que tenho certeza é que o Brasil é um país rico com uma sociedade pobre.
    Há por parte de boa parte da sociedade um certo preconceito contra"ricos".
    No Brasil o cidadão tido como rico é automaticamente visto como metido, fresco, arrogante etc por muita gente.
    Falam muito do preconceito contra pobre, mas poucos falam sobre o preconceito e isolamento que muitas pessoas que se destacam financeiramente sofrem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, obrigado por acompanhar o blog. A riqueza material é importante para um país, mas a principal medida (pelo menos para mim) para indicar o desenvolvimento de um determinado local é algo um pouco fluido, mas poderia dizer o "conforto" de se viver em algum lugar. Isso passaria por ter acesso a comida, segurança, saúde, transporte de qualidade e justiça para as pessoas. Avaliando esses critérios é que acredito que podemos avaliar se determinado lugar é bom ou ruim. Quanto ao preconceito contra ricos, é fruto da cultura marxista.

      Excluir
  3. Já fui pra Argentina e Chile e digo que são mais desenvolvido que o Brasil em tudo. Isso daqui é um esgoto.

    ResponderExcluir
  4. Ufa, até que enfim alguém que pense como eu relacionado a jogos de futebol.

    Nunca gostei nem entendi futebol, ninguém nunca me ensinou por isso não tenho time do coração, não entendo muito bem as regras de impedimento, tiro de meta ou falta, enfim, não tenho paciência para assistir mais do que 3 minutos de uma partida qualquer.

    Porém quando é copa do mundo ou torneio olímpico de futebol a coisa muda, gosto muito da atmosfera, de assistir o máximo os jogos da competição, ficar marcando tabelinha, mesmo eu não sabendo muita coisa acho os jogos muito interessantes, pois são países inteiros empolgados e confiantes em triunfar em um esporte. Agora time de futebol, não faz diferença nenhuma para mim.

    Uma vez eu disse que era gremista por que eu acho muito bonito o azul e preto do escudo, mas nunca assisti um jogo, nem sei resultados, nem jogadores, nem tecnico nem título.

    Hoje digo que torço apenas na copa para a seleção brasileira - mas não gosto de quanto alguns jogadores são superestimados pela mídia. Dizem que são espetaculares mas não se mexem em campo e só caem.

    Época de copa do mundo e olímpiadas sempre pesquiso sobre os países participantes, gosto muito de geografia - eu me lembro que em 2010 fiquei muito apegado a Dinamarca e Eslováquia, ficava colorindo as bandeiras e desenhando os mapas e dizia que um dia eu ia morar nesses países.

    Realmente, pelo que eu pesquiso, o Leste Europeu, apesar de ter muitos problemas, é um lugar bacana, pois há muito incentivo a educação, apesar da pobreza há menos violência estatisticamente.

    Mas enquanto a oportunidade de morar em outra terra não chega, estou tentando planejar uma mudança bem-sucedida para algum estado da Região Sul do Brasil - muito mais desenvolvida do que a Região que eu moro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Região sul é a melhor do Brasil, mas tem problemas como todas as outras partes do país.

      Excluir
  5. Cuidado com as analisas rasas de aspectos urbanos. Até aqui mesmo no Brasil existe cidades com boa infra estrutura urbana.


    A questão é que em termos de gestão públicas os melhores países são.

    - Austrália
    - Nova Zelândia
    - Alemanha
    - Cinga pura
    - Suiça

    ETC

    Depois vem a questão demográfica:
    Um país com menos pessoas é mais fácil de ser adm do que um com mais pessoas, principalmente se grande maioria for tóxica.

    Demografia na Rússia:144,3 milhões
    Demografia no Brasil:207,7 milhões

    A Rússia em termos economicos não é melhores países para se viver, sua economia gira também em torno de commodities.


    A Rússia tem pensamento eurasiano , logo vertente marxista embora seja forte por lá foi suplantada por outra ideologia. Esqueça o que leu sobre marxismo do passado eles estão fundindo estes conceitos com uma especie de nacionalismo de corporação.



    Os grandes milionários lá tem conexões com governo igualmente aqui formando grupos e cartéis governamentais.

    Logo seria uma economia privada estatal ou mista. Aonde uma pequena minoria se favorece com contratos do governo.

    A máfia russa é amplamente influente no trafico de armas internacional.

    O russo nacionalista nunca engoliram a queda da união soviética.

    A carga tributária russa nas empresas por incrível que parece é menor que o Brasil, porém sua moeda extremamente desvalorizada.

    https://tradingeconomics.com/russia/corporate-tax-rate



    Então cuidado o que importa não é o que parece ser hoje , mas o que vai ser no futuro.

    Existe inúmero lugares piores que o Brasil até mesmo na Europa. Procura pelos países do leste europeu que tu vai encontrar pelo menos um punhado pior que o Brasil passando por graves conflitos locais.

    Bósnia e Herzegovina
    Bulgária
    Eslováquia
    Ucrânia

    https://br.rbth.com/opiniao/2017/02/08/russia-e-bielorrussia-provam-que-aturar-vizinho-nao-e-facil_698053

    Aquela região ali da Rússia só tem treta. Pergunta para um polonês o que acha dos russos. E faça o mesmo para todos seus vizinhos. Os polacos que conheci odeiam russos com todas as forças.



    Eu acho Brasil um lixo, mas isso de ficar com síndrome de vira lata achando que tudo no exterior é bom.

    O que estraga o Brasil é o brasileiro. Potencial de recursos nos temos de sobra.

    O Brasil vai ser o eterno país do futuro. Porém não se engane muito países que muita gente alardeando na blogosfera vão ter um futuro bem negro quando a bomba demográfica estourar. Além de suas economias serem ainda de terceiro mundo e dependente de commodities.




    O Brasil é um lixo , mas forçou a barra quando falou da russia como exemplo.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive na Rússia e posso dizer...o país é fantástico!!O que pega são os 6 meses de frio intenso...Não entendi ter colocado a Eslováquia no bolo dos países desenvolvidos. Já estive em Bratislava e achei tudo muito fantástico...Acho que o Brasil, na Europa, só perderia para a Albânia.

      Excluir
    2. Fazer análises geopolíticas não é meu forte. Eu prefiro fazer análises mais pessoais, ir para um lugar e "sentir" o lugar. Nesse sentido, posso dizer que não conheço nenhum lugar "pior". O único lugar em que me senti pior que no brasil foi na Suíça, talvez mais pelo racismo.

      Excluir
    3. A economias da russia depende de commodities assim como Brasil. O países do leste europeu vendem seu produtos para os países consolidados da união europeia.

      O conflitos na região do leste europeu são graves, só que isso esta fora do aspecto urbano.

      EX: Eles omitem varias coisas que acontecem no campo ou regiões mais afastadas como forma de parecer que você esta no paraíso na terra.

      A mesma coisa que o Brasil fez no anos 90 com rio de janeiro. Geralmente mantém cidades modelos e empurram a sujeira para regiões mais afastadas e carentes de infra estrutura.


      A região da Bielorrússia, Eslováquia, Polônia e demais regiões tem conflitos gravíssimos que estouram de tempos em tempos.



      Polonês, russos, eslavos tem rixas graves históricas por questões geopolíticas.

      Existe grupos terroristas que estouram alguma coisinha vira e mexe.

      Então seria um país bom se você ficar ali só no centros , mas que esconde alguns perigos quando você sai da zona turística e dos grandes bairros para zona afastadas e rurais.

      Geralmente pessoal que vai turismo fica nos grandes centro mas deixa de se aprofundar no país para conhecer a realidade.


      Por exemplo russia não se resume Moscou. Existe muitas mais cidades por lá que tem uma situação ruim.

      Em 2014 rolou um briguinha básica com os ucranianos e rolou até invasão.

      E os poloneses também tem rixas graves com os russos. A região é como se foste barril de pólvora. E em questões de meses rola alguma violência gratuita por lá.

      Não vejo este pessoal como exemplo de civilidade: Eles brigam e muito, porém a mídia local da aquela maquiada nos conflitos locais.

      Se tu perguntar para um americano sobre rio de janeiro nos anos 90 ia dizer que é o paraíso na terra. Apenas depois que o pessoal começou se aprofundar nas questões locais.









      Excluir
  6. Olá investidor,
    Quantas viajens na bagagem!
    Gostei mesmo da sua carteirinha de ações.
    Divulguei o seu post no grupo do face "investidores e seus blogs".
    Vale a pena participar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigado. Como se faz para fazer parte desse grupo?

      Excluir
  7. O pior não é, mas bom também não é. Numa escala que inclui: ótimo, bom, regular, ruim - classifico-o como regular.

    ResponderExcluir
  8. ABC você citou que foi pra Letônia. O que achou de lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, faz mais de 10 anos que estive por lá. Conheci apenas Riga, que é a capital. Me pareceu como qualquer outra cidade européia, bem limpa, organizada. Parece-me que existem vários pólos para desenvolvimento de software e as pessoas em geral parecem ter muita vontade de progredir. Não sei como é em relação a racismo e xenofobia, pois eles foram membros da URSS. Mas as mulheres de lá são as mais bonitas que já vi na vida.

      Excluir
  9. Tive a oportunidade de viajar para muitos países nos anos que morei fora do Brasil (mais detalhes em postagem recente que fiz sobre morar em outro país). Conheci muitos lugares melhores em termos de segurança, organização, civilidsde, geralmente o que mais chama a atenção de nós brasileiros, tanto ba Europa quanto na Asia. Mas cheguei a visitar alguns países certamente bem piores, como Cambodja e Indonésia . Mas em minha opinião, dentro do grupo das economias emergentes hoje somos da média pra baixo.

    ResponderExcluir
  10. Paises do leste Europeu nunca foram terceiro-mundo, eles eram justamente o segundo-mundo. (nunca se perguntaram o por que de só falarem de primeiro e terceiro-mundo?).
    Bom na maioria dos paises de terceiro mundo a pobreza fica nas zonas rurais e pequenas cidades do interior. Capitais e grandes cidades são first world standard.
    Simplesmente não é como no Brasil onde os pobres das regiões pobres tem a liberdade de migrar para cidades grandes e se estabelecer em assentamentos irregulares (favelas), periferias, eles impedem isso. Então se você não rodar muito o país vai achar que esta em um país muito rico.
    Lógico que a maioria dos países do leste europeu tem renda percapita entre 20 e 30 mil doláres (Brasil 15 mil) com muito melhor indice de GINI (distribuição de renda), melhor até que dos países ricos, além de boa educação. Eles foram e são segundo-mundo estão entre os ricos e os pobres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por visitar o blog. Como eu respondi ao outro anônimo acima, as minhas percepções são apenas pessoais, restringidas ao que vi, ouvi e vivi.

      Excluir

  11. Olá Investidor do ABC, como vai você?

    Recentemente eu li o livro do Decio Bazin e gostei muito da motivação e o método dele. Ao procurar por mais referências encontrei seu blog e devo dizer que estou também impressionado com o seu conteúdo e sua jornada até aqui.

    Gostaria de entender um pouco mais da sua abordagem, se possível. Estou começando com a minha carteira e alguns pontos são fontes de dúvidas para mim. Se você me permite perguntar:

    1. Dividendos

    Eu entendo com uma fonte de informação sobre dividendos é o site da Fundamentus. Porém outras fontes de informações que encontrei são Yahoo!Finance, Google Finance, GuruFocus, GuiaInvest, Bovespa.

    Cada site apresenta tanto informações correntes quanto históricas em formatos diferentes e, pior, que não concordam entre si. Desses a Bovespa é o mais complicado de se obter histórico de dividendos.

    Gostaria de saber qual é o seu critério para obter o histórico dos anos anteriores de dividendos. Na sua opinião, o quanto eficiente está sendo esse histórico para você?


    2. Renovação da Carteira

    No livro do Bazin eu entendo que ele vai retirar uma ação da carteira após 2 anos onde os dividendos não rendem mais o montante inicial investido (em relação ao y2).

    Na sua abordagem como está a experiência de ciclo? Você está adotando os mesmos 2 anos? Ou você está usando ciclos menores de semestres ou trimestres?


    Desde já agradeço pela sua atenção.

    Marcus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigado por acompanhar o blog.
      Também gostei bastante do livro do Décio e estou aplicando "ao pé da letra" desde 2014 pelo menos. Quanto às suas perguntas, vamos lá:
      1 - Dividendos
      "Antigamente" a Bovespa publicava um arquivo com todos os dividendos de todas as companhias que foram distribuídos no Brasil. Era só ir no site da Bovespa e fazer o download. Isso facilitava muito. Infelizmente, no processo de pioria contínua que caracteriza o Brasil, a Bovespa parou de publicar o arquivo. Sendo assim, hoje em dia faço um trabalho de formiguinha que é diariamente, 10 minutos por dia, coletar os proventos que vão sendo distribuídos das ações que acompanho e fazem parte da carteira. É um trabalho talvez maçante para alguns, mas que para mim é básico, de outra maneira não conseguiria fazer minha estratégia. A fonte de dados é o próprio site da Bovespa. Você vai em www.bmfbovespa.com.br, Produtos, Renda Variável, Ações, Empresas Listadas. Neste link: http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/renda-variavel/empresas-listadas.htm?Idioma=pt-br.
      É o mais confiável que tem e tem as informações históricas de todas as ações. Ao digitar o nome da ação, clique depois em "Eventos Corporativos" e lá tem os proventos. Se por eficiente você quer dizer fidedigno esse é o melhor método. Se por eficiente seria menor trabalho, com certeza não, mas foi a única forma gratuita de obter estes dados que consegui implementar.
      2. Renovação da carteira
      Apenas elaborando um pouco mais a pergunta, nós retiramos a ação da carteira quando por dois anos seguidos ela não remunera em mais de 6%, já descontada a inflação, o montante original pago pelas ações.
      Estou adotando este critério e tem funcionado bem. Claro que a metodologia não é perfeita e às vezes temos problemas, como por exemplo tive com Eternit, mas tive também grandes ganhos com Eletrobras, CSN e Sanepar, por exemplo. O que posso dizer é que as ações selecionadas pelo método muitas vezes coincidem com as ações das "carteiras de dividendos" que as corretoras e as casas de pesquisa como a Empiricus por exemplo divulgam. Isso me deixa feliz pois as ações que escolho de forma pessoal, e não-profissional em muitos casos são as mesmas que pessoas que são profissionais no assunto escolhem. Ou seja, com 10 minutos por dia, tenho um desempenho parecido com os caras que ficam o dia inteiro fazendo isso. Uso o período de 2 anos sim e acho muito bom, pois assim pago menos corretagem e capturamos os grandes ciclos de valorização, como foi 2016 por exemplo.

      Se houver mais dúvidas, não hesite em contatar.

      Abraços!

      Excluir