sexta-feira, 11 de outubro de 2019

O homem mais rico que já conheci - Carteira do Mês - Outubro de 2019


Olá amigos, espero que esteja tudo bem com vocês.

No mês passado não houve postagem porque tirei o mês inteiro de férias e viajei com minha esposa pelo país. Fui para a praia e para o meio do mato.

Nestas andanças pude descansar, andei que nem um camelo, li horas seguidas e tive ótimas conversas com seres humanos, o que já não é mais possível se fazer em São Paulo.

Neste meio tempo, pude conhecer um dos homens mais ricos que pude ter contato pessoal. Trata-se de alguém que possui uma casa num vale tranquilo, sem barulho, sem vizinhos e com a sua própria cota de natureza especial no quintal.

Não se trata de um milionário ou de alguém metido a rico, como vi muitos quando finalizei minha estada em campos de gordão.

Não. Se trata de alguém que conseguiu atingir um estado de paz, que se comporta como um verdadeiro ser humano, com gentileza e irmandade. De fala mansa e sem pressa.

Esta é a maior riqueza que alguém pode almejar, ter paz de espírito.

Esse magnata nem sabe o que é blog, rede social e outras merdas.




Falar sobre investimentos, tesouro direto e ações com alguém que atingiu este nível não faz sentido. Quem sabe um dia chegamos lá?

No mais, mudei um pouco a alocação de ativos de carteira, hoje temos: 12% em fundos imobiliários, 24% em ações, 8% em fundos multimercados/previdência, 6% em ouro, 7% em dólar, 24% em renda fixa (exclusivamente tesouro direto), 1% em criptomoedas e 18% em investimentos no exterior.

Seguimos a técnica de monitorar mês a mês e alocamos 30% do nosso salário naquelas categorias cujo porcentual mais caiu durante o mês.

Segue abaixo a carteirinha de ações que ainda estamos comprando:


Destaque para Guararapes com alta de 132% com proventos e Itaúsa com 93%. No lado negativo temos Smiles com queda de 10%. Temos ainda Eztec, que não estamos comprando mais, com alta de 141%, além de Santander, Sanepar, AES Tietê e Unipar que temos mas no momento não estamos comprando.

No mais, um abraço!

15 comentários:

  1. Muito legal esses exemplos de vida.
    Simplicidade é muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplicidade e humildade, pois sabemos que ao deixarmos este mundo não levaremos nada dele conosco, a não ser o que temos dentro do coração.

      Excluir
  2. SHow ABC estou procurando algo assim, no caso seria no litoral.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil. Talvez no Nordeste, mas mesmo lá temos problemas, vide os vazamentos de petróleo venezuelano contrabandeado.

      Excluir
  3. Oi ABC,

    Interessante esta interação que teve; me leva a pensar que, novamente, riqueza de verdade está na mente, no estado de liberdade mental pra conseguir fazer o que quiser quando quiser.

    E parabéns pelas férias tiradas; ter um tempo para descomprimir e se tornar, novamente, humano, é essencial para sobreviver na selva de cimento das cidades.

    Parabéns pelos aportes também!

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.com

    ResponderExcluir
  4. Só de não ser adepto de redes social ele já está no lucro.
    Mas não se engane, mesmo nos sítios e fazendas do interior desse país as pessoas em sua maioria são usuárias de redes sociais (princpalmente quem tem 40 anos ou menos).
    Matuto 100% Matuto está se tornando cada vez mais raro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso é uma pena, são os poucos seres humanos que ainda restam no planeta.

      Excluir
  5. Bom dia!

    Como você tem analisado os investimentos em fundos multimercados ?

    Suas análises são muito pertinentes. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Obrigado por acompanhar o blog. Eu já fui um entusiasta da categoria de multimercados, mas confesso que ultimamente vem me decepcionando. Tenho cotas no Gávea Macro, SPX Nimitz, Kinea Chronos, Kapitalo Kappa, Fundo Verde e FoF Melhores fundos da Vítreo. O que posso dizer é que a rentabilidade não é lá essas coisas e o único fundo que caminhou bem foi o Verde. Hoje em dia deixo uma parcela de 8,2% para este tipo de fundo e incluo aí o FoF Superprevidência da Vítreo para poder abater mais no imposto de renda. Com o tempo aprendi que com ações de dividendos podemos ganhar bem mais e com não tanto risco.
      Eu acredito que com o tempo os fundos multimercado vão ter que abaixar muito as taxas, porque com 2% de taxa de administração mais 20% do que exceder do CDI eu não vejo tanto apelo assim, ainda mais que ainda tem o come-cotas de 15% de IR. Existe uma pesquisa que demonstra que se o Buffet tivesse feito as mesmas aplicações em fundos, as taxas de administração teriam comido 90% dos ganhos dele, ao longo do tempo.
      No caso de fundos, eu gosto de fundos mais específicos, como por exemplo os fundos de dólar, ouro, criptomoedas e de índice. Nesta semana ainda lançaram o fundo de maconha na Vítreo que me pareceu também bem interessante.
      Esta é a minha experiência, talvez outras pessoas possam dar depoimentos melhores.

      Excluir
  6. Muito obrigado pela resposta sobre os fundos. Acompanho seu blog há uns 2 anos e sem dúvida fez mudanças. Sua lógica em aplicar os critérios é perfeita eu a utilizo tbm é estou muito satisfeito,até imprecionado, com o resultado. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Legal, a intenção do blog sempre foi ajudar a outras pessoas a investirem. Abraços!

      Excluir