segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Compaixão pelas pessoas, carteira do mês, diversificação da carteira - Dez/2019


O mês de dezembro sempre é um pouco diferente dos outros meses do ano. É uma época de fechamento, de avaliação e de reflexão, pelo menos para mim.

Quando iniciamos nossa caminhada como investidores, geralmente ficamos inflamados e ansiosos para atingirmos rapidamente a independência financeira. Comigo essa ansiedade durou aproximadamente uns 10 anos. Ficava fazendo contas, cálculos, planilhas, elaborando estratégias e lendo livros e publicações sem fim sobre finanças pessoais e investimentos. E comecei a julgar as pessoas por não fazerem o mesmo.

Hoje em dia a carteira anda no piloto automático, faço um aporte por mês, que é automaticamente colocado na categoria em que o percentual pré-determinado encontra-se mais baixo que o planejado, de acordo com a técnica de alocação de ativos. E assim atingi a marca do "F*ck you money" que o Nassim Taleb menciona no Lógica do Cisne Negro.

Neste ano, me senti muito tomado pela compaixão pelas pessoas. Sinto-me muito tocado pelas histórias de desemprego que os motoristas de Uber me contam, fico condoído pelas cenas deploráveis que observo no centro de São Paulo e fico profundamente tocado pelas crianças das favelas de Santo André as quais conheço e procuro ajudar da melhor maneira possível, no trabalho social que participo às quintas-feiras.

Sinto compaixão porque como mencionei no post passado, tive muita sorte em ter os pais e irmãos que tive, além de oportunidades de trabalho que sei que poucas pessoas poderiam ter. O povo brasileiro em geral é um povo muito sofrido e mesmo sabendo da mentalidade passível de críticas do povo, ainda sim tenho muita dó.

Muitas e muitas vezes pensei o que eu mesmo teria feito se tivesse nascido nas mesmas condições, com os mesmos pais e no mesmo tempo que este pessoal. Será que teria feito diferente? Muito provavelmente não. Se eu fosse um jovem de 16 anos que tivesse nascido em Paraisópolis, em família disfuncional e sujeito ao bombardeamento da mídia que estes mesmos jovens sofrem, acredito que não seria diferente.

Pensem bem, meus amigos. Voltem a ter 16 anos. Vocês também não gostariam de ver as menininhas rebolando na sua cara? Não gostariam de andar com os tênis da moda? Não estou defendendo eles, apenas não sei se eu seria diferente. Como disse, tive sorte.

Muitos e muitos sites da blogosfera de finanças metem o pau no povo brasileiro e certamente com razão, mas de alguma maneira, através da idade comecei a perceber que muitas pessoas já nasceram com muitos gols contra e que é muito, mas muito difícil mesmo ascender socialmente e financeiramente, pois a mente das pessoas não recebe o alimento necessário para crescer.

O que estas pessoas recebem é somente incentivo para o que não presta. São como crianças inocentes recebendo diariamente incentivos para se drogar, beber, praticar sexo promíscuo, com pitadas de consumismo, ostentação, violência e egoísmo. E o resultado é o que vemos na rua todos os dias. O mito da caverna de Platão ao vivo e a cores todos os dias.

Sair disso é um ato heroico e aqueles que não conseguem não podem ser condenados, porque é muito, muito difícil mesmo. Aqueles nossos amigos e parentes, nossos pais e outros que amamos devem ser condenados por nós por não terem conseguido? Acho que não. Nós mesmos só tentamos e alguns conseguem muitas vezes por pura sorte.

Sendo assim, nesse ano sugiro a todos nós que tenhamos um pouco mais de compaixão. Falo isso de maneira absolutamente consciente que eu mesmo fui e sou daqueles que só tive críticas ácidas ao que o Pobretão chamava de "chimpas". Vamos parar com isso pessoal, não somos melhores do que ninguém. Fica a proposta do exercício mental: imaginem vocês mesmos nas mesmas condições daqueles que nós criticamos.

No mais, segue abaixo a carteirinha de ações que ainda estamos comprando:


Este mês começamos a diversificar um pouco a carteira, comprando só um pouquinho de opções, fundos de canabidiol, criptoativos e no IPO da XP.

Grande abraço e feliz Natal à todos.

8 comentários:

  1. Eu mesmo não gosto muito de ficar falando vida alhei e tento evitar isso.
    Entendi seu ponto de vista e concordo em partes, realmente quem começa do zero, sem QI, sem estrutura famíliar tem uma jornada difícil pela frente para ao menos tentar sair da "zona do rebaixamento".
    Também não concordo com 100% das críticas de blogueiros e comentaristas da blogsfera, porém vejo esses comentários de uma forma mais ampla, nem sempre são focados em pessoas pobres, são focads muitas vezes em pessoas do mesmo nível sócio econômico dos blogueiros, mas que vivem de forma deregrada e que mesmo assim acham que estão com a razão e desdenham dos poupadores, introvertidos etc.

    O que mais vejo e ví na vida real foi o contrário ao que você citou no post, muita gente ironiza, sacaneia, sabota etc quem tenta prosperar ou pessoas mais introvertidas, isso faz parte da conduta de muitas pessoas.
    Inclusive mesmo em faílias mais humildes, muitas vezes os que se destacam financeiramente são sugados pelos outros, tem muita gente que é pobre e usa isso como desculpa pra chantagens emocionais em cima de parentes em melhor situação, veja quantos aposentados são literalmente assaltados por netos e afins que usam parte de suas aposentadorias em alguns casos para comprar besteiras.

    Lógico que ficar ditanto regras de como a vida deve ser vivida não é legal, tão pouco considerar como fracassado alguém que pensa ou se comporta de forma diferente, mas esse comprtament infelizmente é comum em todas as classes de baixo pra cima ou de cima pra baixo.

    Cabe a cada um fazer a sua parte com senso de realismo de entender que estamos num contesto sócioeconômico complexo e qua as coisas não sã simples para todos, mas também tem que se ter cuidado para que não abusem de sua boa vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes o chamado sucesso é apenas ter conseguido sobreviver.

      Excluir
  2. Irmão, assim. Nego nasceu pobre e fudido? Não pode vacilar, simples assim.
    Injusto? Talvez, mas e daí? Vai adiantar o que sair bradando isso? Só se vc for político.
    O Anon 11:23 mandou uma real aí. Tanta gente que tenta sabotar, ironizar quem tenta melhorar de vida.
    Aí tu rala, estuda, acorda cedo, chega tarde, melhora de vida e o que o sujeito fala que quem melhorou de vida "deu sorte".
    Ah, cara. Isso me tira do sério.

    E na boa, consegue por pura sorte???

    Qto mais trabalho e estudo mais sorte tenho velho.

    Mandou muito mal nesse post aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fiz o posto estava pensando na criançada e nas mulheres com quem convivo de quinta feira no trabalho social que participo. É gente boa. Mas entendo que não é só sorte, mas acho que seria bem mais difícil para mim começar a vida onde elas começaram, só isso.

      Excluir
    2. Concordo com ambos, não é sorte, precisa de estudo e trabalho, mas todo mundo concorda que o local de nascimento influencia muito no que uma pessoa pode alcançar, é quase determinante eu diria. Bill Gates e muitos outros ricos já disseram isso, que se tivessem nascido em outro país provavelmente não teriam feito o que fizeram.
      Abraços!

      Excluir
  3. cara, uma boa educação é impossível de se passar para os outros
    muitos pais nem conseguem isso para os filhos amados
    tem muito de sorte nisso tudo

    abs!

    ResponderExcluir
  4. Investidor,

    uma analise verdadeira e humana de sua parte.
    Obviamente o mundo é cinza, mas pelas suas palavras, está claro que você têm visto um lado mais duro e visceral ao ajudar as pessoas em seu trabalho voluntário.

    não importa o que escrevam aqui, o que você vê na vida real, no contato com essas pessoas, é isso que é real.

    nos ignore e continue ajudando. é o melhor que você pode fazer.

    parabéns.

    P.I.

    ResponderExcluir
  5. I. ABC, olá!!! Estou devorando seus posts, excelentes hein, por um mundo com mais pessoas como você! É isso, façamos o melhor que podemos ao mundo e o mundo nos retornará, e se não o fizer, pouco importa, o importante é fazermos nossa parte e contagiar quem estiver ao nosso redor, ora pois, a ajuda sempre que compartilhada toma dimensões maiores... Abraços, meu amigo!

    ResponderExcluir