segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Grandes ideias que para mim eram óbvias, carteira do mês - Janeiro de 2020


Oi pessoal, espero que todos estejam bem e passaram bons momentos nas festas de fim de ano.

O primeiro livro que li sobre finanças pessoais ou mesmo finanças em geral na minha vida foi o "Pai Rico, Pai Pobre" e conforme já expliquei em outro post, essa leitura teve impacto decisivo na minha vida. Imaginar que um zé mané como eu poderia no futuro ser milionário foi uma ideia por demais sedutora e a partir dali, o caminho que trilhei me livrou de um destino cruel, que é o de trabalhar a vida inteira para outros tendo uma velhice limitada financeiramente. Ainda não sou velho, mas estou em um bom caminho.

Como a educação brasileira é um lixo, só vim a aprender conceitos financeiros acadêmicos anos mais tarde, depois de desenvolver boa parte da minha estratégia de investimentos. Aprendi muita coisa apanhando e fazendo "on the fly" ou seja, um grande "on the job training" de investimentos.

Quando comecei a ler algumas coisas mais densas, fora dos Kyosakis e Gustavos Cerbasis da vida, vi que nas universidades muitos caras concluíam coisas que para mim eram muito óbvias.

A primeira coisa foi a tal "carteira diversificada" do Markowitz. Quando comecei a estudar um pouco mais, vi que a proposta do autor era que se tivéssemos uma carteira diversificada, diminuiríamos o nosso risco, assim poderíamos ter uma melhor rentabilidade. Ora, isso eu já sabia fazia tempo. Desde quando comecei percebi que alguns ativos subiam enquanto outros caíam e no longo prazo um acabava compensando a perda do outro. A diferença é que o Markowitz fez uma descrição matemática da coisa e ganhou um Nobel.

No caso de opções, quando aprendi o que eram pensei: "Bom, para determinar o preço da opção, preciso levar em conta o quanto a ação varia no tempo e quanto mais variável maior o preço da opção varia, porque tem mais risco. Há medida que vai se aproximando a data do vencimento, o preço vai subir ou descer conforme o strike está mais ou menos perto do preço real". Mais uma vez uns tais do Black & Scholes desenvolveram a matemática necessária e ganharam outro Nobel.

Veja bem, não estou dizendo que sou um gênio, longe disso, mas algumas coisas a gente chega na mesma conclusão pensando um pouco e lidando com finanças na prática.

O que mais me espanta são os conceitos da chamada "economia comportamental". A ideia que as emoções nos fazem tomar decisões irracionais eu já sabia fazia tempo. Os conceitos de que "dói mais a perda do que a felicidade do ganho", "as emoções são fator preponderante nos investimentos", "temos tendência de comprar na alta e vender na baixa" eu sempre soube. Pode ser que a economia comportamental não se resuma só a isso, porque não me aprofundei no assunto, mas até o que pude ver, "economia comportamental" é muito bom senso, poder de observação e sabedoria popular. Coisas que aprendemos conforme os anos e anos de investimento passam. Controlar a emoção é o que me fez ter um relativo sucesso.

No caso de Nassim Taleb e os livros "A lógica do cisne negro" e "Iludidos pelo acaso", basta viver  um pouco que você também saberia o que o Taleb fala. O fato que poucos eventos raros e impactantes nos impactam profundamente eu já sabia desde criança, vide meu post de novembro de 2019. O fato de que a sorte tem muito mais influência no nosso sucesso do que nosso próprio mérito, assunto do "Iludidos pelo acaso" também era óbvia para mim. Bastou passar anos e anos no mundo corporativo e ver incompetentes, puxa-sacos e burros subindo na carreira empresarial.

No mais, segue nossa carteirinha de ações que estamos comprando. Está bem reduzida por causa da recente alta das ações:


Destaque para Guararapes com 199% de alta com proventos.
Temos também, mas não estamos mais comprando: Fras-Le, Grendene, Itaúsa, Porto Seguro, Vivo PN, BB Seguridade, Eztec, Santander, Sanepar, Banco Mercantil e Unipar.

Destaque para Eztec, com 238% de alta com proventos. Um fato interessante dessa empresa é que com a bonificação de ações do ano passado o yield da companhia ficou em 24%. Nada mal.

No lado negativo, temos Smiles com baixa de 8% com proventos.

No mais, grande abraço!

6 comentários:

  1. Massa! Ontem chegaram os livros que tu me indicaste!! Vamos, que vamos!
    Parabéns pelos seus investimentos! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São os livros mais difíceis que já li na minha vida. Mas vale a pena.

      Excluir
    2. Quais livros? Estou procurando novas leituras

      Excluir
    3. Os livros são "O Trivium" e "O Quadrivium" dêem uma olhadinha na internet sobre eles.

      Excluir