terça-feira, 8 de setembro de 2020

As faces dos santos e carteira do mês - Set/2020

 


Olá pessoal, espero que todos vocês estejam muito bem.

Nos últimos dias me dediquei a um assunto no extremo da especificidade, que seriam as tentativas de reproduzir como seriam os verdadeiros rostos dos santos, Jesus Cristo aí incluído.

A americana Akiane Kramarik, de Illinois , EUA, teve visões de Jesus quando criança e pintou vários retratos com o rosto de Jesus, sendo os mais conhecidos os abaixo:





Como se vê, são obras primorosas, que realmente trazem a paz e a sublimidade que a figura real do Cristo poderia nos trazer. É claro que são somente pinturas e que estamos vendo-as através de telas de computador, mas ainda sim são imagens impressionantes e mais fabuloso ainda é pensar que ela pintou os quadros quando ainda era uma pré-adolescente.

Segundo depoimento dela, esta se encontrou com Jesus em sonhos e transes e apenas reproduziu o que viu. A imagem foi confirmada por Colton Burpo, que teve uma experiência parecida com a Akiane. Com três anos de idade Colton passou um período em coma e disse que se encontrou com Jesus. Sua experiência resultou num livro e num filme, chamados "O céu é de verdade".

Uma outra tentativa de se conhecer o real rosto de Jesus foi feita pelo History Channel. Através do Santo Sudário, alguns especialistas forenses e de computação gráfica tentaram reproduzir o rosto que ficou gravado no pano, resultando neste rosto:


Vê-se que é um rosto muito mais sóbrio do que o da Akiane e certamente reflete também as torturas que Jesus sofreu antes de morrer.

Houve também uma tentativa de se reproduzir o rosto de Maria Madalena. Existe uma igreja na França em homenagem à santa (sim, se você não sabia, Maria Madalena é uma santa católica), que contém um crânio atribuído à ela. Especialista forenses brasileiros (sim, brasileiros), utilizando técnicas semelhantes ao que o pessoal do History Channel fez com Jesus reconstituíram o rosto dela, resultando na imagem abaixo:


Trata-se apenas de uma imagem de cera, mas na minha imaginação eu gosto de pensar nela como uma mulher lindíssima.

Existem fotos reais de santos, como as imagens abaixo da Santa Terezinha do Menino Jesus, que morreu em 1897. As fotos portanto, foram tiradas quando esta tecnologia estava no início.

Observando-se o rosto desta santa, observa-se certamente a presença de Jesus no coração dela:






Finalmente, a imagem mais recente que achei de um santo é a de Chico Xavier:


Um homem que estima-se que vendeu mais de 50 milhões de livros e no final da vida vivia num quarto assim:


No mais, segue abaixo a nossa carteirinha do mês:


Grande abraço pessoal!

8 comentários:

  1. Muito legal sua postagem. Sou um grande fã de Francisco Cândido Xavier - Chico Xavier. Publicou mais de 450 livros, vendeu milhares e não ficou com um tostão. Doou para instituições de caridade, asilos, pessoas que necessitavam, etc. Outros que passei a admirar: Irmã Dulce, Francisco de Assis, Clara de Assis, Divaldo Pereira Franco, Mahatma Gandhi e muitos outros que realmente buscaram ajudar ao próximo.

    Sobre o filme do menino que encontrou Jesus, achei muito bacana. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo. Realmente, estas pessoas eram diferentes. Quem sabe um dia chegamos lá. Grande abraço!

      Excluir
  2. Olá InvestidorDoABC, tudo bom com você?

    Eu estava revendo seus posts mais antigos e, por algum motivo, os posts explicando seus critérios do Graham e os seus critérios do Decio Bazin não estão mais disponíveis.

    Você não consideraria colocá-los de volta novamente? Ou talvez até atualizá-los como referência para quem está aprendendo?

    Um grande abraço,

    Mv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, não havia reparado que não estavam mais. Acho que devo tê-los deletado em um momento que achei que não iria mais continuar com o blog. Eu lembro que um leitor havia feito um bom resumo. Mas quanto tiver um tempinho vou atualizar. Abraços

      Excluir
  3. É conhecendo o passado que moldamos nosso futuro... Bela contribuição, ABC! Sou fascinado por histórias assim, histórias de pessoas que realmente fizeram a diferença!

    Valeu por tudo, meu caro.

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu nem sabia que Chico Xavier era santo, ele não era espírita? Uma vez vi, não lembro onde, que provavelmente Jesus tinha pele escura, pela sua região de origem... talvez ele apareça em diferentes formas para diferentes pessoas.

    Fugindo um pouco dos assuntos polêmicos, gostaria de saber se você investe em renda fixa também? Se sim, no que?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigado por acompanhar o blog. Eu tenho uma classificação pessoal e muito particular do que seja um santo e neste caso classifico Chico Xavier como um santo. Esta palavra já existia antes do catolicismo, vem do hebraico kadosh e quer dizer separado, sagrado, consagrado. Neste caso, Chico Xavier se comporta como um santo. Quanto a Jesus ter pele escura pode ser , quem sabe?
      Invisto em renda fixa, somente em Tesouro Direto, proporção de 40% em IPCA, 40% em Selic e 20% em pré-fixados. Tenho uma grande porcentagem em risco e então acredito que não devo buscar retorno em renda fixa, somente segurança. Espero ter ajudado! Grande abraço!

      Excluir