sábado, 24 de outubro de 2015

O excesso de informação atrapalha o investidor?



Até janeiro deste ano, posso dizer que era um investidor feliz.

Havia anos que mensalmente aportava 30% do meu salário nos investimentos, sempre com a mesma proporção: metade em renda fixa e metade em ações, seguindo as sugestões da corretora.

Pois bem. A partir da metade do ano passado, após a leitura de O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham, a vida  financeira deu uma reviravolta. Apaixonado pelas lições do mestre Graham, modifiquei totalmente o método de seleção e compra das ações.

Adicionalmente, após ler um e-book sobre alocação de ativos, acrescentei a categoria de Fundos Imobiliários, as quais eu nunca tinha investido.

Após uma assinatura que fiz da Empiricus, acrescentei o dólar também e após começar a ler regularmente a Infomoney, além de investir no tesouro direto, comecei a comprar LCIs.

Recentemente, abri uma conta na XP, o que me abriu as portas para as debêntures, LCIs de bancos médios, CDBs com rentabilidades de 117% do CDI, além da possibilidade do investimento em fundos multimercados e que investem em ativos internacionais.

Estou deixando de fora o mercado de derivativos, que incluem as opções de ações, mini contratos de índices e dólar, além das chamadas vendas cobertas, aluguel de ações e outras cositas más.

O resultado de tudo isso?

Tenho ficado quase louco! Tenho tantas opções de investimentos, que está ficando complexo decidir em qual ativo investir, como balancear a carteira e definir as porcentagens de quanto devo colocar de dinheiro em cada categoria, além de uma série de outros detalhes de rentabilidade, prazos, valores mínimos e impostos que existem, que tornou o jogo do investimento um jogo de nível bem mais alto do que eu estava acostumado.

Dizem que o segredo das coisas bem sucedidas está na simplicidade. E definitivamente o jogo do mercado financeiro não está simples.

Que fazer? Estudar, estudar e estudar. Acho que esta é a saída.

Atualmente, tenho 4 categorias de ativos: Ações (utilizando Graham e Decio Bazin), renda fixa (LCI e Tesouro direto), Fundos imobiliários e dólar. Para o ano que vem pretendo acrescentar fundos multimercados e parei por aí, até atingir 1 milhão. É o máximo que a minha cabecinha consegue gerenciar.

Após o famoso milhão, vou tentar expandir mais as categorias de ativos, mas por enquanto, acho que assim está bom.

E vocês amigos, como fazem para gerenciar tanta informação?

14 comentários:

  1. Acho ser necessário estudar e se familiarizar com a complexidade do mundo dos investimentos... quem só aplica em uma coisa pode se dar muito mal. Quem tem como único bem um imóvel financiado ou só comprou uma ação, ou só pôs em renda fixa tem um risco muito grande nas mãos caso o ativo vá mal... não é legal. Tanto é que os fundos multimercados quando bem geridos são os melhores...

    ResponderExcluir
  2. Tenho ações, td, poupança, fiis, pgbl e imóvel. Enfim, um pouco de tudo. Maior parte está em imóvel e td.
    Por enquanto, estou satisfeito. Mesmo porque as ações que tenho não estão em quedas. ABEV3, CSMG3 e ELPL4. Meus PM são 17,67, 11,12 e 13,55.
    Os fiis estão com PM negativo, mas o tanto que recebo de aluguel já compensa muito.
    O td só resgato nos vencimentos. São vários. 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2024.
    Poupança tenho 5 mil. É para ficar lá "rendendo". rsrtsrs.
    Caramba, é muita coisa. Juntando tudo tá 1.148.750,23.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigado pelo comentário. por favor, você poderia detalhar o que seria PM? Desculpe-me, não entendi. Abraços.

      Excluir
    2. ABC, PM é preço médio

      Excluir
  3. Nao faco muito esforco, o dinheiro tem que vir em investimentos simples.

    Poupanca: Dinheiro que usarei a curto prazo, renda fixa.

    FIIs: Renda variavel, mas sei em geral quanto vira de rendimento medio.

    Construcao: Meu maior local de aumento de patrimonio.

    LCI, LCA, Debetures, Mini Indice e tantos mais: Meu conselho se me permite: Investimentos tem que ser simples e voce nao deve ficar pulverizando em N investimentos, diversifique em poucos: Exemplo: Acoes, Fiis, Renda Fixa. Dentro destas 3 vertentes voce diversifica.

    Quanto mais dificuldade e giro de patrimonio com gastos, menor chances voce tera. E isto que Empiricus, Infomanadamoney e outros querem, pois eles ganham com a sua corretagem.

    Acoes, so invista se tiver acima de 150K para dividir 10K em 15 acoes, menos que isto diversifique atraves de ETFs.

    No mais, se quiser.conhecer minha estrategia, passa la em casa no viverdeconstrucao.blogspot.com (se adicionar meu blog me alerte que adiciono o seu). Abraco

    VDC viver de construcao

    ResponderExcluir
  4. LCI e TD não dá trabalho. FII também não.
    Ações com o tempo o cara vai pegando as manhas, só dá trabalho de 3 em 3 meses, nas temporadas de balanço.
    Dólar eu não faço ideia já que minhas despesas são em reais, e não pretendo sair do país num futuro próximo, e analisar moedas de países deve dar bem mais difícil que empresas, mas imagino que para a operação seja tranquilo, vai ficar bem menos volátil quando a moeda se estabilizar novamente (não faço ideia em que patamar, já ouvi gente falando em 4 e gente falando em 7 reais).

    Eu particularmente gosto da informação numérica dos balanços. Faço o FCD e vê o potencial de valorização ou desvalorização e daí compro ou vendo.
    O que me dá mais trabalho são as opções, faço lançamento coberto e travas de baixa na única blue chip que tenho, a VALE.

    ResponderExcluir
  5. Vi seu ultimo balanço e acho seu patrimônio bem distribuído. Apenas aumentaria a alocação de fii até chegar em uns 10% da carteira total.í
    Sobre gerenciar informação vc tem que filtrar e se lembrar sempre que a manada faz justamente oq "os especialistas recomendam" (venda/compra de determinadas ações, alocação em determinada categoria de ativo, etc).
    Eu sempre fico compe atrás.
    Final do mês passado especialista da infomoney falou que a bolsa ia ter repique e tbm foi falado que tinha chegado hora da compra.
    Esse mês a bolsa já corrigiu a informação caindo em relação ao mês anterior. Não deixa de ser previsível se por trás das altas anteriores da bolsa não haviam nenhuma justificativa para isso.
    Abraco e sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Por que fundos multimercado?? O come cotas vai te matar... só pra perder dinheiro

    ResponderExcluir
  7. PM = preço médio. Se for seguir Buy and Hold só tem utilidade para o imposto de renda.

    ResponderExcluir
  8. Espero por melhores momentos realmente
    Em um simples passeio por alguns bairros no fim de semana é possível ver junto a sinais de trânsito, onde chovem folhetos de construtoras, o esforço hercúleo para reverter o cenário. Há anúncios de feirões, saldões e todo tipo de oferta. A Gafisa, por exemplo, fez uma campanha em que arcava, até 2020, com IPTU e condomínio das unidades residenciais vendidas. Passagens aéreas para os Estados Unidos foram atrativos oferecidos pela Brookfield aos compradores de um de seus empreendimentos. Numa atitude impensável em outros tempos, várias empresas também acenam com descontos de até 50%, como a Even
    forte abraço
    dimitatu

    ResponderExcluir
  9. Olá Investidor do ABC, tracei também uma estratégia de diversificação que envolve LCI's e LCA's os famosos FII's e também tesouro direto, porém eu gostaria de fazer um alento não só para você como para todos os outros investidores que por aqui passam, lutar em muitos fronts ao mesmo tempo aumenta a chance de derrota e ao contrário do que se pensa esse aumento não é proporcional também na chance de vitória. Claro você já entendeu isso tanto que não pretende mais diversificações. Parabéns pela estratégia que é bem semelhante a minha, 2016 será um grande ano para bons negócios e você está preparado. Parabéns pelo post, Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Como estou começando agora, acho interessante esse seu método de alocação de ativos. Por curiosidade, o seus 200k está alocado em qual TD ? Parabéns e sucesso. Rumo ao milhão !!

    ResponderExcluir
  11. Oi Rato Investidor, no Tesouro Direto eu estou com a alocação em mais ou menos 25% em pré fixado, 33% vinculado ao IPCA e o resto em DI.

    Abraços e rumo ao milhão.

    ResponderExcluir
  12. Atualmente todo meu patrimônio concentra-se em renda fixa, por conta do meu perfil severamente conservador. Mas, não sei até que ponto isso é bom... Estudo a possibilidade de aplicar em Fundos Cambiais (Dólar e Dívida Externa), haja vista a alta rentabilidade proporcionada especialmente nos últimos dois anos.

    Investidor do ABC, sou seu seguidor e o incluí nos meus blogs favoritos. Se possível, poderia me incluir nos seus também?

    Desde já agradeço. Abraço.

    http://patinhaspobre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir