domingo, 14 de fevereiro de 2016

Desemprego



Boa tarde amigos!

Antes de mais nada quero dizer que não estou desempregado. Continuo com as minhas fontes de renda e financeiramente ainda ok.

Mas venho percebendo que várias pessoas que conheço, assim como outros colegas da blogsfera estão ficando desempregados e isso é algo realmente desalentador.

Está atingindo pessoas de todos os matizes e todas as classes. Na última semana atingiu alguns ex-colegas de empresa de posições grandes, como diretoria e sócios, assim como pessoas mais simples que tinham empregos e sub-empregos com pouca remuneração.

Aqui mesmo na cidade que resido vejo muitos negócios fechando e várias empresas indo embora. Quando trabalhava na empresa anterior, cheguei a visitar a Philipps, que ficava em Mauá, na mesma região que resido. A empresa fechou, assim como a empresa em Manaus. Imagine quantas pessoas perderam o emprego nesta brincadeira.

Uma outra pequena empresa que um parente meu próximo tinha também fechou, tinha vinte anos de existência e empregava 20 pessoas. Não tinha como manter mais. Além das 20 pessoas, as outras pessoas que dependiam do emprego foram afetadas também.

Havia uma escola de artes em Santo André que eu me lembro desde a época do colegial, tinha mais ou menos 30 anos de existência e outro dia quase chorei de ver que a escola tinha fechado. Era quase um símbolo da cidade.

Um restaurante que eu e a minha mulher frequentávamos, de comida boa e bom atendimento foi substituído por uma porcaria de um Burguer King. Além disso, vimos que tradicionais restaurantes como o São Judas fecharam as portas, neste caso não lamentei muito, porque o lugar era reduto de petralhas, mas de qualquer maneira é triste pelos trabalhadores humildes que lá trabalhavam.

Na minha última viagem de férias fui ao Nordeste, mais especificamente em Porto de Galinhas e pegamos um taxista para nos levar aos pontos turísticos da cidade. Passamos pela cidade de Ipojuca, onde está localizada a refinaria de Abreu e Lima. A refinaria está parada e aproximadamente 80% da economia da cidade dependia dela. Imagina quanta gente inocente (apesar de que majoritariamente a região votou nos petralhas), investiu no lugar, abrindo lojas, restaurantes, indo para lá, deixando a família e etc, para apenas perder TUDO porque alguns canalhas roubaram tudo.

O que agrava o problema é que a imensa, vasta maioria das pessoas não se prepara nunca para esta situação. A pessoa acredita que o seu emprego é eterno e que a renda que ganha mensalmente irá se perpetuar por tempo indefinido. Não guardam nada. Não pensam no futuro. Comprometem 80% do salário com dívidas de consumo. E depois, quando tudo acaba, ficam chorando. 

Pessoal, pelo amor de Deus! Guardem algum dinheiro todo mês. Nem que seja na porcaria da poupança. Eu nunca fiquei desempregado na minha vida, mas meu pai já ficou. Hoje em dia, fico imaginando tudo o que ele passou, para tentar conseguir manter comida na mesa. Um ano de desemprego, com família para criar acredito que pode ter contribuído para a doença que ele teve mais tarde.

Vamos nos ajudar pessoal.

10 comentários:

  1. ABC

    Assim como você, tenho amigos próximos que estão sendo demitidos.
    Dentre eles, coordenadores, controllers, galera que tem realmente um salário alto frente a média salarial do país.

    Ao final desse mês, mais uma pancada. Mais da metade do setor financeiro na empresa onde trabalho vai ser demitida, boa parte das atividades do setor vai ser terceirizada para um pessoal de outro estado que se paga bem menos.

    Pra vc ter uma ideia, só escapei pois disputei uma vaga em outro departamento dentro do setor financeiro, a qual escapou de cortes.

    É sem dúvidas, MUITO TRISTE o que vem acontecendo no Brasil.

    E como vc disse, as pessoas não se preparam para o pior. Tenho colegas que deixarão a empresa e que possuem dívidas acima da rescisão que terão. Não planejam financeiramente suas vidas.

    Impressionante como o governo conseguiu destruir a vida de milhares de famílias.

    InvestSP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes conversando com as pessoas, percebo que para evitar o sofrimento preferem embarcar num mundo de sonhos, baseado em celulares, games, séries e novelas do que se preparar para os inevitáveis sofrimentos da vida.

      Excluir
  2. Caramba, a Philips de Mauá fechou? Conheço o ABC, mas já faz tempo que não vou aí. Realmente é uma situação complicada.
    Creio que essa crise não deve se estender a longo prazo, mas infelizmente tem muitas empresas que não tem condições de resistir a essa situação.
    Concordo com você, devemos na medida do possível ter algum preparo para passar por situações adversas, isso inclui ter alguma reserva de dinheiro e/ou até mesmo ter em mente algum outro emprego que possamos tentar caso percamos o que temos.
    Tentar empreender pode ser um caminho para alguns, trabalhar com autônomo pode ser caminho para outros, tentar fazer cursos em áreas diferentes de nossa formação pode abrir novos horizontes profissionais, aliado a fazer bons investimentos dentro de nossas possibilidades.
    Sei que tudo isso nem sempre é fácil, mas não devemos ficar focados apenas na crise e em suas consequências negativas, o desafio pra mim e pra todos que quiserem é procurar enfrentar todas essas situações com serenidade e buscar o lado positivo sempre. Estou empregado mas venho buscando adotar essa postura e espero consiga me tornar mais leve e positivo, isso é bom pra tudo.
    Tomara que o desemprego diminua logo, tomara que o grande ABC não perca seu vigor econômico que no passado era quase exclusivamente industrial, seria desejável também que as pessoas não torrassem todas as suas economias muitas vezes guiadas pela vaidade e não pela necessidade.
    Enfim vamos torcer por uma conjuntura econômica e humana mais madura e sustentável.

    ResponderExcluir
  3. Cara, conte a história de seu pai. Fiquei perplexo com seu texto, a realidade atual é essa... Infelizmente!

    ResponderExcluir
  4. Esse fantasma do desemprego está assolando a todos e principalmente aqueles que não estão se preparando. Quem sabe dessa recessão nós brasileiros vamos tirar uma das maiores lições. Dinheiro não atura desaforo e estar preparado para o incerto é sempre a melhor tomada de ação. Sempre é bom trabalhar com 3 cenários. Otimista, mais provável e pessimista. Particularmente trabalho sempre com o pessimista, pois todo esforço dobrado que faço, quando o cenário não se torna pessimista como eu "planejava" eu tenho sucesso em dobro. Não estou imune a recessão e ao desemprego, mas como esse é um dos meus maiores medos, tenho aportado de maneira inteligente fazendo um plano de contingenciamento de gastos e acumulação com um único objetivo a principio, o colchão de segurança.

    ResponderExcluir
  5. É amigo, o cenário está feio e ainda pode ficar pior.
    Como bons socialistas que são, enquanto tivermos o que ser sugado, os pretalhas irão sugar.

    ResponderExcluir
  6. Enquanto elegermos governantes vermelhos, miséria teremos.

    PAU NO CU DO SOCIALISMO E DA SOCIAL-DEMOCRACIA!

    ResponderExcluir
  7. Está ruim e ficará pior em 2016!
    Vejo vários casos de desemprego também e acho incrível que mesmo ganhando bem, a maioria não consegue poupar muita coisa.

    ResponderExcluir
  8. Sim o problema aqui no ABC é pior pois dependemos muito da industria que é a mais afetada pela crise.
    Além da Phillips a Petrobras esta ameaçando sair do pólo petroquímico do Capuava (Mauá - Santo André) imagina o impacto disso.
    Mas por outro lado as exportações estão subindo muito com a desvalorização do real, fui no porto e no aeroporto e ao contrario dos últimos anos a fila na exportação estava grande e na importação nem tinha, isso vai ajudar nossa economia e empregos não cair tanto.
    Além do povo no ABC ter nível educacional muito superior a média de outras regiões do Brasil, ajuda conseguirmos nos realocar no interior de São Paulo, onde muitos tem rede familiar ou mesmo ir para capital trabalhar em outras áreas como já aconteceu no passado ou pegar o passaporte italiano que grande parte das famílias tem e sair do Brasil.
    Quero ver os bonobos de outras regiões do Brasil votantes do PT como vão se virar.

    ResponderExcluir
  9. Muito propício o tema deste 'post', pois estamos passando por um momento difícil. E, como foi dito, precisamos criar o hábito de guardar para tempos como este. Dizem que se aprende pelo amor ou pela dor, que escolhamos o caminho mais leve! Um abraço,

    ResponderExcluir