quinta-feira, 17 de março de 2016

A tentação de quebrar as próprias regras


Uma pergunta de um leitor do blog me inspirou para a criação do post.

Nos últimos dias tivemos um rali verdadeiramente impressionante de várias ações que tenho em carteira. Banco do Brasil, CSN e outras tiveram uma subida meteórica, o que me atiçou muito a tentação de vendê-las e embolsar o lucro.

Na última terça eu já estava totalmente preparado para vender uma parte do Banco do Brasil e da CSN quando saiu a notícia do lula ministro. Os papéis caíram algo em torno de 10%. Hoje, com as divulgações das escutas subiram entre 15% e 20%.

Essa agitação toda só me lembra que uma das regras que tinha imposto a mim mesmo era de que somente venderia ações que não estivessem mais atendendo os critérios de Graham e Bazin. Não foi o caso das duas.

O mercado financeiro mexe muito com a nossa mente e a tentação de vender (ou comprar) quando o mercado está com volatilidade é grande. Porém, um dos segredos do bom investimento é criar uma estratégia e mantê-la. Se tivesse vendido estas ações estaria indo contra as minhas próprias regras.

O investidor novato compra na alta e vende na baixa. No meu caso, estaria até vendendo na alta (alta?), porém, não estaria seguindo as lições dos mestres do buy and hold, que é comprar e manter enquanto a ação faça sentido. Neste caso, as duas ações ainda faziam sentido, não haveria porque vendê-las.

O buy and hold é para que tenhamos 1000% de crescimento do valor original, devido aos juros compostos que a valorização e reaplicação dos proventos proporciona, ao longo de muitos anos da ação da carteira. Neste caso, estaria aproveitando algo em torno de 80% na CSN por exemplo, mas pensando agora, será que estaria cortando 900% no futuro? Só tempo vai dizer.

De qualquer forma, estou adotando algumas técnicas para segurar a tentação. Como por exemplo só acessar o broker uma vez por mês.

Vamos ver se dá certo.

Grande abraço!

12 comentários:

  1. Parabéns!! Estou na mesma e não venderei nada!
    Força e paciência: 1000%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mineiro! Muito obrigado por acompanhar o blog. Vamos em frente!

      Excluir

  2. Toda estratégia pode ser revista, e isso não é ruim. Aplicar com base nos fundamentos citados pode ser útil num momento de crescimento mundial, mas estamos numa fase de retração mundial, tudo muito alavancado, quem tem carteira de ações aqui está no mínimo a um ano acumulando rentabilidade próxima de zero. Não vejo base fundamentalista para essas subidas meteóricas que aconteceram e por acreditar que ainda atingiremos patamares piores do que os atuais, teria vendido minhas posições se estivesse operando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK. Está em linha com o que eu disse, na medida que temos que ser fiéis ao que acreditamos. O mercado de ações é fascinante também por isso. Duas pessoas podem estar enxergando uma mesma situação de maneiras diametralmente opostas. Grande abraço!

      Excluir
  3. Estive sob a mesma situação. Fiquei tentado demais a vender, mas acredito ainda que as ações de certas empresas que têm bons indicadores fundamentalistas estão subprecificadas.
    Quem viver verá !

    Depois dê uma passada no meu blog:
    http://ragnarlodbrokfinancas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jóia! Vamos ver o que o futuro nos reserva. Como disse o grande Barsi, uma crise sócio econômica é o melhor momento para o investidor compor sua carteira. Abraços!

      Excluir
  4. Investidor do ABC, boa noite.

    A subida dos preços será ruim para quem cobra aos poucos para fazer o Buy and Hold?

    No meu caso, que iniciei a compra sistemática (mensalmente) em 01/2016, com intuito de acumular durante 10 anos e dai parar de trabalhar , pois estou considerando apenas o tempo restante que tenho para chegar em 35 anos de trabalho. Não conto com o INSS visto que pago apenas sobre o salário minimo.

    Meu planejamento para a partir de 07/2016 é de fazer aportes de R$ 3000,00 mensalmente.

    Pelo seu conhecimento, quanto será possível acumular em patrimônio em ações pelo período de 10 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. A subida de preços afetará, mas depende de nós selecionarmos as ações com subpreço. Sempre temos elas disponíveis. A bolsa é um mercado de oportunidades.
      Acho um pouco temerário você ter somente bolsa. Uma carteira balanceada com vários ativos diferentes seria melhor. O próprio Benjamin Graham recomenda isso (em seu livro ele fala em 50% renda fixa e 50% ações). Com esse aporte em dez anos acredito que você consiga algo em torno de 600.000 a 700.000.

      Excluir
  5. Investidor do ABC,

    Qual sua carteira de ações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, mensalmente eu publico a carteira de ações. Dá uma pesquisadinha no blog.

      Excluir
  6. Investidor do ABC,

    Qual sua visão em relação a GUAR3 e POMO3? São ações que ficam bem em uma carteira de longo prazo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo. A GUAR3 ainda está na minha carteira, está com um preço bom ainda, aumento de lucros e pouca dívida, está sofrendo um pouco por causa da economia, mas no longo prazo acredito que está bem. A POMO3 eu tinha, porém ela é um pouco problemática por causa de baixa liquidez, acredito que tem melhores. Grande abraço!

      Excluir