sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Eu sou pão-duro?


Fala pessoal!

Esta semana aconteceu algo interessante que eu gostaria de compartilhar com vocês.

Eu trabalho em um local com poucas pessoas. No escritório todo somos aproximadamente umas 35 pessoas, incluindo a moça que limpa o local e a senhora que faz o cafezinho. Tem um grupo de 7 pessoas, comigo incluído, que almoça todos os dias juntos.

Tenho dois colegas que estão fanáticos pelo Pokemon Go! Eles passam o almoço com o celular ligado, capturando os tais bichinhos. Nós convivemos muito bem, nossos almoços são legais, conversamos bastante e todos nós nos tratamos com respeito e cordialidade.

Porém, durante um almoço eu falei : "Pô, você captura o Pokemon e depois faz o que?" Um amigo respondeu: "Aí você deixa no seu celular". Eu de novo: "Mas qual é a graça de deixar os Pokemons presos no celular?" Me respondeu o meu amigo: "Ué, a mesma graça de deixar um monte de dinheiro parado no banco."

Aí eu falei: "Pô, fiquei triste, vocês acham que eu sou pão-duro!" Meu amigo de novo: "Só agora que você percebeu isso?".

Demos algumas risadas, mas essa resposta e situação me deixou algumas lições.

Primeiro que realmente meus amigos me acham pão-duro. Esse colega vive me tirando o sarro do meu celular, que tem uns 5 anos de idade e perto dos celulares dos meus colegas realmente ele está mais para uma agendinha do que um smartphone. Para vocês terem uma ideia não dá nem para instalar o tal do Pokemon (não que eu quisesse também). Uma vez também um outro colega viu meu carro e tentou me consolar dizendo: "Não esquenta não, agora que você está trabalhando aqui você vai conseguir comprar um carro melhor!", essa frase provocou um sorriso interno, já que tinha em carteira o equivalente a mais ou menos uns 20 carros iguais ao meu e isso foi a 4 anos atrás, de lá para cá o patrimônio só aumentou e continuo usando o mesmo carro!

Não me importa ser chamado de pão-duro. O que me orgulha é que já hoje em dia estes mesmos colegas me perguntam sobre investimentos, tiram dúvidas sobre o tesouro direto, sobre corretoras e sobre como melhorar a rentabilidade dos investimentos deles. Nada difícil, pois para o pessoal o mais ousado que fazem é o Tesouro Direto.

Tenho por política ser discreto e nunca ostentar nada, mesmo porque ostentar o que? Como diria um amigo meu: "Celular e celulite qualquer bundão tem". Podemos estender essa afirmativa para carros, roupas, viagens para locais da moda e assim por diante. Basta fazer uma dívida, coisa mais fácil do mundo.

Quando me perguntam meu sonho de consumo costumo dizer que não tenho, mas secretamente sonho com a seguinte situação: Estar numa festa e me perguntarem o que eu faço e responder: "INVESTIDOR". 

Esse é meu sonho secreto.




49 comentários:

  1. Respostas
    1. O jogo só é legal se você assistia/jogava pokémon na infância e pela realidade aumentada.

      Para quem não tem muito contato com o "mundo pokémon" realmente é meio bobo, mas é como qualquer jogo. Você tem que subir de níveis, procurar pokémons raros, usar itens que auxiliam... etc.

      Excluir
  2. Se eu tivesse uma boa energia vital iria por em prática alguma ideias de tirar um troco desses otários.

    Eu já pensei até em transformar a entrada de meu prédio em uma pokestop (é só mandar um formulário para niantic). Puxar uma extensão com um monte de filtros de linha com temporizadores e o roteador para oferecer recarga de baterias e wifi.

    Venderia ainda acessórios tipo power banks ou firulas temáticas dos pokebostas.

    Nunca podemos fechar a cara para novidades e coisas que desconhecemos. Temos que analisar e pensar como tirar uma grana disso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu me considero um liberal, econômica e socialmente, acredito que as pessoas deveriam ser livres para fazer o que quiser. Sem problema jogar o Pokemon.

      Excluir
  3. você que tá bem kkkk meu moto G surrado continua firme e forte comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom! Se eu estivesse com meu Nokia ainda funcionando eu ainda usava ele. pena que quebrou.

      Excluir
  4. Hahahahahahahaha...
    Me identifiquei e dei muito risada abc!!!!
    Abraco

    ResponderExcluir
  5. que bom que você leva na boa, esse é o espírito kkkk tem mt gente na blogosfera de finanças que já fica se matando de odio (e se matando de verdade - estresse mata kkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssimo! Ouvi em uma palestra de um grande investidor que o investidor tem que ser bem humorado. Ficar chateado com o mundo e botando a culpa dos problemas nos outros é besteira.

      Excluir
  6. "Eu de novo: 'Mas qual é a graça de deixar os Pokemons presos no celular?" Me respondeu o meu amigo: 'Ué, a mesma graça de deixar um monte de dinheiro parado no banco.' "

    Se acontecer algo com teus amigos, como a perda do emprego ou uma emergência grave, fale para eles pagarem as dívidas usando os Pokemons que estão no celular rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não faria isso. Nós convivemos muito bem. Eu cheguei à conclusão que investir não é pra qualquer um. É uma disciplina, assim como tocar um instrumento, praticar esportes e etc. Provavelmente iria ajudá-los.

      Excluir
    2. História muito legal essa sua! Concordamos contigo: investir não é mesmo pra qualquer um.

      Excluir
    3. Bom pensamento esse, realmente investir é pra quem tem uma certa 'vocação'...muitos até tentam, mas são poucos os que conseguem..

      Excluir
  7. Boa! Tb acho que me idenfiquei kkkk

    Estou a 4 anos com o mesmo carrinho e o meu celular tem 3 anos e esta com uma parte do Touch com defeito (mas esta funcionando).

    Tenho outras prioridades, não me importo se me acham pão duro o importante é que no futuro estarei mas tranquilo.

    Ah lembrei, esse fim de semana me livrei de uma festa kkk isso mesmo me livre sabe pq? A festa do dia dos pais com alguns amigos e parentes (churrasco, bebidas, comidas e presentes) GOsto disso porem as pessoas viajam na maionese, começam a querer comprar um monte de coisas para dividir com todos, aí fui fazer as contas e sairia para mim e minha familia quase 200 reais ahhhhhh Pedi para sair claro.

    Com esse valor como eu e minha pequena familia podemos ir a um restaurante e o melhor, sem ter trabalho algum!

    Cuidado com essas festas pois as vezes uma grande familia paga pouco e vc com mulher e filho paga a mesma coisa que uma com 5 ou seis filho adultos.

    Fica a dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas "festas" com chapéu alheio são as melhores, kkk. Já paguei o mico algumas vezes, pra não ficar mal com a família. mas que é meio tosco, isso é. Quando faço festa, pago do meu bolso.

      Excluir
  8. Investidor do ABC,

    Estou a procura de uma ação do setor de commodities. Qual seria a melhor ação na sua visão, considerando que já possuo a VALE3 em carteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. No momento não estou comprando mais nenhuma ação de commodities. CSN ainda possuo, mas não estou comprando mais, já valorizou demais e acho que está cara. Continuo esperando ainda um momento para comprar. Desculpe não poder ajudá-lo.

      Excluir
  9. Investidor do ABC,

    Gostas da CSNA3? Seria uma boa ação do setor de commodities, melhor que a GGBR3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Gosto muito da CSN, porém acredito que já passou o ponto de compra. Valorizou mais de 180% em um ano e acredito que o ponto de entrada já foi. Se o lucro melhorar e os dividendos voltarem pode ser que seja de novo uma boa ação para comprar.

      Excluir
  10. Investidor do ABC,

    Qual sua visão em relação a PETR3? É uma boa ação, caso o setor de petróleo se recupere ou a governança prejudica a empresa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. A PETR3 foi uma das piores coisas que o governo do PT fez. Veja bem: empresa monopolista, de PETRÓLEO, em setor estratégico da economia. Agora é a empresa mais endividada do planeta. Não pagou dividendos no último ano. Para os meus critérios, não vale a pena. Pode ser que muita gente ainda ganhe dinheiro com ela, mas no meu caso estou fora.

      Excluir
  11. Também sou visto como pão-duro, mas não em relação a todas as coisas, gosto de viajar e comer bem.

    Eu troquei de carro, já que o meu estava apresentando problemas mecânicos e não tinha o mínimo de seguranças, como ABS e airbags, que reputo como algo indispensável hoje em dia. Minha próxima troca de veículo será somente para adquirir mais itens de segurança, depois não quero comprar carros de categoria "superior"

    Dá uma olhada no meu último post, acho que vai gostar!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e a digníssima esposa também gostamos de viajar e comer bem. Apenas em relação ao carro nós ainda não sentimos vontade de trocar. Gostei do post. Acho que tenho algumas coisas mais velhinhas, kkk

      Excluir
  12. Muito massa a frasa "Celular e celulite qualquer bundão tem!" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk curtir o sonho secreto, compartilho da mesma ideia

    ResponderExcluir
  13. Eu baixei o jogo, mas parei rapidinho pq fico me perguntando o mesmo que você. Eu capturo eles, mas pra q? Você joga por horas e horas, mas no final fica sendo como completar um album de figurinhas.
    As pessoas também tem essa visão de que eu sou pão duro, mas minha ideia nunca foi ostentar, e sim comprar tempo. Poupar não deixa de ser simplesmente comprar tempo. Não quero terminar como o Julius do Todo mundo odeia o Chris que tem dois empregos hahahahahah.

    Adiciona o meu blog nos relacionados? Faço o mesmo aqui.

    ResponderExcluir
  14. Parabens pelo patrimonio Investidor. Acredito que o segredo está em conciliar bons aportes de forma consistente e aproveitar os bons momentos da vida. Postei hoje minha evolucao patrimonial entre janeiro de 2013 e julho de 2016. Tamo junto. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo! Obrigado por acompanhar o blog. Vamu qui vamu! Grande abraço!

      Excluir
  15. Investidor ABC, eu vi o seu Comentário no blog do pobreta e acabei de conhecer o seu blog. Li o seu "Eu sou pão duro", achei muito legal como você lida com as pessoas.

    Os seus amigos te chamam de pão duro e vc leva na brincadeira, achei isso nota 10. Você tem uma grande inteligencia emocional. Os meus amigos também falam isso comigo, eu ficava incomodado, até que parei de ligar pra isso. Agora me dou bem melhor com todos.

    Você ganhou mais um leitor, vou acompanhar todos os seus posts. Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, muito obrigado por ler o blog. Acredito que o investidor deva ser bem humorado. Nós não podemos exigir que ninguém pense como a gente. O que podemos fazer é orientar e tentar aconselhar da melhor maneira possível. Se o pessoal não pensa como você, para que criticar? Vamos levar na boa.

      Excluir
  16. Caro Investidor! Parece que tu descreveu meu local de trabalho. Sobre esse tal de Pokemon. Também já perguntei a alguns. Qual é a graça, disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As empresas são muito parecidas. O comportamento de manada é interessante porque padroniza o pensamento e o comportamento e assim as pessoas se tornam consumidores mais eficientes. Sair do contexto é o que torna as pessoas especiais.

      Excluir
  17. Não faço ideia se/como os outros me veem, mas acho que não levo fama de pão dura, não, talvez de pobre mesmo, huahua.

    Quanto ao Pokemon... é um jogo como qualquer outro. Você captura os monstrinhos, os evolui e depois vai pro quebra-pau nos ginásios. Quem tiver o monstrinho mais forte ganha. Mesma coisa que jogar um jogo de tiro, um MMORPG ou um simulador: tudo só existe dentro do HD =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, como eu parei no Atari, não entendi bem o que você escreveu, mas mesmo assim, obrigado por ler o blog.

      Excluir
    2. Assim como o Pac-Man fugia dos fantasminhas para subir de nível, os outros jogos têm a mesma premissa: superar obstáculos, evoluir, apenas de forma mais complexa devido a evolução tecnológica. Mas se você não gosta de jogos, nunca vai entender o porquê de alguém gostar de algum jogar, assim como não entendo qual a graça de caça esportiva ou assistir jogo de futebol, rs.

      Li quase todo seu blog e gostei da maneira e dos "fundamentos" que utiliza para gerir a carteira.

      Excluir
  18. Olá IABC,

    A história de ser 'o pão duro' é algo corriqueiro para mim no trabalho.

    Eu desisti de falar sobre assuntos de finanças, ouço cada coisa, mas acabo relevando ou tentando fazer parte das conversas Matrixianas, pra não ser 'o diferente, 'o esquisito'.


    Um abraço

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho orgulho de ser pão-duro.
    Todo mundo sabe que quem é pão-duro não tem dívidas e tem até um dinheiro guardado.
    Não tem problema nisso, eu acho até engraçado kkkkk

    ResponderExcluir
  20. Olá Investidor do ABC! Percebi que o blog este fora do ar durante varios dias. Houve algum problema técnico ou pensou em desistir do blog?

    Att
    Vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo,

      Pensei em desistir sim. Agora, que a poeira baixou um pouco resolvi voltar, modificando um pouco o conteúdo, para me proteger um pouco.

      Abraços!

      Excluir
  21. Meu moto g geração 1 vai pra 4 anos agora, meu carro fez 5 anos cmgo... e assim vou vivendo... gasto c aquilo que me faz sentir melhor, viagens p. ex., já gastei uma baita grana c elas e n me arrependo nada por isso... são as prioridades de cada um né.

    ResponderExcluir
  22. Investidor do ABC
    Gostei do seu blog, achei pesquisando o método Bazin.
    Falar de investimentos com povo atrai inveja. Não de bola os comentários, foque no objetivo.
    Quando jovem só tive carro velho e almoçar fora era churrasco no quintal.
    Depois deu para pagar faculdade dos filhos, viajar para exterior todo ano e ter carro novo.
    Maico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu levo na brincadeira. Investir é como qualquer outra atividade. Se quiser levar a sério, tem que praticar, praticar e praticar. Não é para qualquer um.

      Excluir
  23. Investir e fundamental para a construção de uma sociedade melhor, nosso país deveria ensinar isso desde cedo nas escolas assim teríamos uma sociedade muito melhor obrigada pelas dicas valiosas.

    ResponderExcluir