quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A volta dos que não foram



Boma dia amigos!

Resolvi utilizar este clichê como título, um pouco para ficar um pouco mais arejado o post e também para relembrar um pouco a época de colégio, em que não havia celular nas escolas e nem doutrinação de esquerda e a nossa diversão era falar besteiras um para o outro. E então ficávamos inventando nome de filmes que nunca existiram, como "Poeira em alto mar", "Os longos cabelos de um careca" e assim por diante.

Éramos um pouco mais inocentes e ainda não existia internet.

Fiquei muito triste com tudo que aconteceu a respeito do blog do Pobretão. É claro que ele tinha algumas opiniões fortes e que não estão de acordo com a doutrinação de esquerda e nem com o politicamente correto, estas duas pragas da vida moderna do ocidente, mas foi por ele que comecei o blog e acho que ele falou muitas coisas verdadeiras no blog dele.

Mas, ok. A vida é um pêndulo ou um coração, existem momentos de contração e de expansão. Esse mesmo Brasil que hoje é uma porcaria em termos de cultura já foi um país voltado para o progresso. Basta nós pesquisarmos um pouco e vermos que existiram caras como Santos Dumont, Osvaldo Cruz, César Lattes, Villa-Lobos e tantos outros. Estamos mal agora porque a esquerda destruiu boa parte do país implantando a ideologia da vagabundagem e de viver de esmola do governo. Mas isso vai mudar, com certeza, já conseguimos ver alguns sinais.

Resolvi modificar um pouco as postagens, não citando mais o valor do patrimônio, mas mantendo as porcentagens de avanço das categorias e mantendo a carteira de ações. Acredito que assim ainda contribuirei para a educação dos amigos que acessam o blog e me protegerei do que o pessoal chama de haters, que no meu caso chamo de idiotas mesmo.

Bem, vamos lá!

No total, a carteira toda teve uma rentabilidade líquida de 0,7%. Pouco, já que nosso objetivo é superar o CDI, que está algo em torno de 0,95% líquidos (livre de impostos). Porém, no acumulado do ano estamos com 18,97% de rentabilidade, o que já em setembro é bem mais que o CDI. Isso se deve ao fato de que tentamos balancear a carteira com diversas categorias diferentes de ativos, o que faz com que quando uma categoria cai a outra contrabalança.

Fundos Imobiliários

Uma das melhores categorias neste ano. Recentemente o índice dos fundos da Bovespa bateu o recorde histórico e nos garante uma boa renda por mês. Como sempre falamos, seguimos apenas o IFIX da Bovespa para compra. Rentabilidade de 3,2%

Ações

Queda de 2,6%. Seria ingenuidade pensar que as ações somente sobem. Claro que um mês ou outro caem, o que gera uma boa oportunidade de compra, pois quando a bolsa sobe, as oportunidades de compra ficam mais raras e difíceis. Das mais de 500 ações hoje disponíveis na bolsa, hoje só estamos comprando as abaixo:


O grande destaque da carteira fica com Sanepar, que acumula alta de 120% desde que a compramos, com os proventos.
Ainda mantemos Telefônica, Banco de Brasil, Cemig, CSN, Eletrobras, Eternit, Cesp, Whirpool e Banco Pine, porém não estamos comprando mais, seja por estarem um pouco mais caras ou por terem perdido os critérios de Graham ou Bazin que seguimos. Destaque para Eletrobras e CSN, com rentabilidades de 199% e 115%, respectivamente.

Fundos Multimercados

Surpreenderam este mês e subiram 1%. Ainda abaixo do CDI. Mantemos a categoria mais para diversificar um pouco, porém até agora, um pouco ruim.

Fundo S&P 500

Estável, subiu 0%. Talvez pelo dólar. Quando chegarmos no milhão iremos passar diretamente à bolsa americana.

Renda Fixa

Foi bem, subiu 1,5%. É nosso colchão de segurança e nos garante que chegaremos lá.

Bem, é isso pessoal. Não estou postando mais valores, mas quando chegarmos nos nossos objetivos vamos manter os amigos que lêem informados.

Temos 3 objetivos na nossa caminhada financeira. O primeiro é o UM MILHÃO. Quando chegarmos lá, vamos fazer uma pequena comemoração.

Grande abraço!

11 comentários:

  1. Caro colega investidor!
    O conteúdo de seu Blog é muito bom. Nao desista deste projeto por causa de uma minoria. Seguimos em frente, rumo a IF.

    abraços
    Vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo! Você está correto. A omissão é uma ação também. E um pouco um exercício de humildade e perseverança. Obrigado novamente pelas palavras!

      Excluir
  2. Olá ABC, uma pena saber que você não vai mais divulgar o patrimônio líquido. Você vai anunciar quando chegar ao tão esperado milhão? Abraços e bons investimentos!

    Marco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco! Por enquanto vamos fazer assim. Pessoas próximas me advertiram do perigo de ficar divulgando patrimônio na internet e das pessoas que não tem nada para fazer além de prejudicar os outros. Dessa maneira, para resguardar um pouco, vou omitir essa informação. Mas quando chegarmos ao primeiro dos nossos objetivos, vamos comemorar no blog sim. Grande abraço!

      Excluir
  3. Parabéns pela iniciativa! Acho que muitos vão se beneficiar com o fato de você perseverar no compartilhamento de tão rico conhecimento. Mas acredito que não é a divulgação de informações pessoais que agregam sabedoria, servindo muito mais à curiosidade alheia e ao instinto natural de comparação. Forte abraço e até o próximo post!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde I. do ABC!
    Adicionei seu blog para acompanhamento.
    Se puder me adicione tb no seu blogroll
    http://abacusliquid.com/
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigado por acompanhar o blog. Coloquei na blogroll. Grande abraço!

      Excluir
  5. Grande Investidor do ABC!

    Fico feliz que tenhas voltado, foi um dos que me inspiraram a criar o meu blog!

    Welcome back!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo! Obrigado, esperamos que possamos intercambiar conhecimentos e ajudar a todos que leem para o avanço financeiro de todos.

      Excluir
  6. Você acompanha seus investimentos por algum programa ou planilha no excel??? Poderia compartilhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga (desculpe, se for amigo, concluí pelo seu nickname), obrigado por acessar o blog. Eu acredito que planilhas de acompanhamento sejam tão pessoais quanto nossas escovas de dentes. Além de uma fonte de diversão para o investidor, porque sempre colocamos mais alguma coisa. Porém a ideia foi boa e na próxima postagem vou colocar imagens de como acompanho os investimentos. Grande abraço!

      Excluir