sábado, 8 de junho de 2019

Eu poderia trabalhar na Empiricus? - Carteira do mês - Junho/2019

Olá pessoal, como vão?

Neste mês não vou publicar imagens, pois o mais lógico seria o logo da Empiricus, mas para evitar problemas de direitos autorais, vou deixar em branco mesmo.

Acho que não teria problema, mesmo porque quase ninguém lê esse blog, mas apenas para evitar encheção de saco, vou deixar assim.

Antes de mais nada, quero dizer que sou assinante da Empiricus, já a bastante tempo e estou satisfeito. Seus conteúdos são de qualidade e acredito que o preço é justo pelo que eles entregam.

O intuito de post  é apenas me comparar, um pequeno investidor, zé mané, com os caras que são profissionais.

Sendo assim, vou comparar os meus investimentos com as séries deles.

Na série "As melhores ações da Bolsa", tenho as seguintes ações em comum com as sugestões: Porto Seguro, Itaúsa e Guararapes. No caso dessa série não sigo as recomendações, mas leio apenas para conhecer as empresas, cujas análises são boas.

Da "Double Income" tenho Tesouro Selic 2025, BB Seguridade, Banrisul, Sanepar e Telefônica, além de todos os fundos imobiliários que eles sugerem. Como é uma série focada em renda, acredito que teria muita coisa em comum, porque esse é meu foco também.

Da série "Os melhores fundos de investimento" eu copio todas as sugestões de fundos multimercados deles e abri também o que eles chamam de Super Previdência, cuja carteira é ótima, com grandes fundos brasileiros, para abater imposto de renda na declaração. Na minha opinião é a melhor série publicada pela Empiricus.

Na série "Palavra do estrategista" que é feita pelo próprio dono da empresa, tem o que eles chamam de Oportunidades de Uma Vida, com sete ações sugeridas, dessas sete, tenho Sanepar e Guararapes. Nada mal, mesmo porque tinha essas ações antes deles terem sugerido.

Da série "Renda Imobiliária", tenho todos os fundos imobiliários sugeridos por eles, que já havia comprado antes.

E finalmente, da série "Vacas Leiteiras", voltada para ações que pagam proventos, tenho: BB Seguridade, Telefônica, Sanepar e Banrisul. Aqui realmente esperaria ter bastante em comum, uma vez que tenho esse mesmo enfoque.

A "Carteira Empiricus" é a mais diferente em termos de ações em relação à minha carteira, já que não tenho nenhuma ação em comum com as sugeridas. Os meus fundos imobiliários e os deles são os mesmos e também invisto nos fundos de dólar e ouro sugeridos por eles.

Recentemente, assisti à palestra do Barsi no Youtube: "Ações Garantem o Futuro" e fiquei super feliz quando ele disse que recomendava AES Tietê e Transmissão Paulista, duas ações que invisto já a bastante tempo.

Sendo assim, fico contente pois acho que estou no caminho certo, uma vez que tenho investimentos em comum com investidores e profissionais que eu respeito.

E vocês, têm esse costume de se comparar com os profissionais?

A seguir nossa carteirinha de ações para o mês de junho/2019:



Acrescentamos as ações da Grendene e participamos da OPA da Comgás. Uma pena, porque era uma boa ação pagadora de dividendos. Ainda temos mas não estamos mais comprando: Eztec, Santander, Mercantil do Brasil e Unipar.

No mais, grande abraço!

20 comentários:

  1. Muito bom o post Investidor. É sempre bom estar lembrando e salientando esse tipo de assunto. Continue escrevendo.

    te adcionei no meu roll

    ResponderExcluir
  2. Houve algumas mudanças

    Houve

    ResponderExcluir
  3. Sei que não dá pra disponibilizar o relatório deles, mas seria possível colocar todas as indicações deles aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, infelizmente não posso. Acredito no capitalismo e na política de se pagar e receber pelo trabalho realizado. Grande abraço!

      Excluir
  4. Boa ABC! Assim que eu me livrar das criptos eu volto para a bovespa, elas só me dão dor de cabeça e ansiedade.

    Abraços e sucesso financeiro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tive criptomoedas mas depois parei. Acho muita alta a taxa das corretoras para negociação.

      Excluir
  5. Olá InvestABC
    Eu costumo acompanhar seu blog. Não gosto destas casas de analise, apenas como referencia para economizar tempo no garimpo de bons ativos. Eles tem interesses próprios nos relatórios, o que acaba pegando muita gente desinformado. Voce não precisa trabalhar lá!!! Você é muito melhor que os "analistas" que nunca arriscaram o próprio capital.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Obrigado amigo, pelas palavras. Acredito que essas casas de análise sejam boas para as pessoas iniciarem e para aquelas que não tem tempo e nem saco para acompanhar a própria carteira. Mas de qualquer maneira, valeu pelo incentivo.

      Excluir
  6. Olá investidor do ABC! Gostaria de saber se vc vendeu BMEB4 depois dessa última alta. Não tá mais na carteira desse mês de junho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, ainda temos. Apenas não estamos comprando mais. Atualizei o post com as ações que temos mas não estamos comprando. Abraços!

      Excluir
  7. Fala Vizinho rsrs, Aqui no ABC, especificamente em Santo André, fala-se em entrega do Semasa para a Sabesp, será que não é uma boa comprar umas ações da Sabesp antes que se feche o negócio rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo. Obrigado pelo comentário. Não saberia dizer. A Sabesp nunca passou nos meus critérios de investimento. Acredito que ainda seja muito mal gerenciada e deve hacer ainda muita roubalheira na companhia. Prefiro empresas que pagam bons dividendos ou então que já sejam boas e grandes.

      Excluir
  8. Interessante seu depoimento ABC. Normalmente ouço muitas críticas às recomendações da Empiricus. Acho que você é um dos poucos que deu um relato positivo pelo quebeu lembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O número de pessoas que realmente investem é muito pouco. Muitas pessoas falam mal mas se for ver mesmo não tem um vintém furado investido. Os investidores reais não criticam, apenas veem o relatório e tiram o que é interessante.

      Excluir
  9. Boa noite!

    Seu Blog tem me auxiliado muito. Mapeei e compilei suas orientações (anexo Dropbox arquivos em PDF).Em relação aos fundos de investimento sua estratégia continua a mesma: busca IFIX participação maior 1% índice?

    https://www.dropbox.com/s/s3jissva1vtkwfx/investimentos.pdf?dl=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, gostei muito do material. Alguns valores sofreram atualização. Vou responder por aqui mesmo com os valores atualizados. Infelizmente não posso agora, mas em pouco tempo respondo.

      Excluir
    2. Alguns valores que mudaram:
      - O valor da receita para empresas grandes está em 669 milhões (eu atualizo todo ano pela inflação)
      - No critério 8 de Graham, caso não passe, realizo a comparação da Dívida Líquida com o Patrimônio Líquido, se for menor ou igual 50% aceito a empresa também. Direto do Fundamentus.
      - O valor da liquidez para aceitar a ação está em 134 mil, atualizado pela inflação também.
      - No caso de fundos imobiliários a estratégia continua a mesma.
      - No caso do total da carteira diminuí o total de fundos imobiliários para 16 % do total da carteira.

      Espero ter ajudado!

      Excluir
  10. Sem duvida ajudou muito. Agradeço imensamente. Abraços

    ResponderExcluir