segunda-feira, 6 de maio de 2024

A trajetória ao segundo milhão - Carteira do mês - Maio de 2024

 


Oi pessoal !

Fiquei muito feliz pelos comentários dizendo para que não parasse o blog. Sendo assim, vamos lá.

No post passado eu havia começado a contar a minha história de como passei de um endividado crônico e passei a 2 milhões de reais de patrimônio financeiro em aproximadamente 20 anos.

O ano era 2001. Eu estava com o cartão de crédito estourado, cheque especial no limite e também um empréstimo para pagar.

Após a leitura do livro Pai Rico, Pai Pobre incorporei o conceito de Ativo e Passivo em tudo na minha vida. Sendo assim, antes de fazer qualquer desembolso, comecei a pensar: isso tira ou coloca dinheiro no meu bolso?

E com essa filosofia comecei a poupar religiosamente não menos do que 10% do meu salário todo mês. Fiz isso todos os meses até 2006, quando resolvi me casar. Assim, eu e a minha na época namorada gastamos praticamente tudo que tínhamos para construir nossa casa. 

Além de todo dinheiro, também me endividei. Segundo nossa planilha, nós gastamos na época algo em torno de uns 350 mil reais, entre construção e mobiliário.

Consegui pagar tudo o que devia em 2009. Sendo assim, a minha trajetória de investidor começou pra valer em 2009. Tinha já uma casa, porém não tinha nada investido.

Tinha um emprego infernal e cáustico e nenhum dinheiro guardado. Para ajudar, em 2009 minha chefia me disse que eu não tinha nenhuma perspectiva de promoção no meu trabalho. Devido ao stress, adquiri psoríase e gordura no fígado. Odiava meu trabalho e há muito tempo me mantinha isolado e almoçando sozinho.

Numa conversa em uma piscina com minha esposa, ela me aconselhou a prestar concurso. Eu sempre fui muito bom com provas e passei em um vestibular concorrido no país.

Consegui passar e assumi o cargo em 2012. O salário inicial era de R$ 13.800,00. E aí começou verdadeiramente minha caminhada. A única coisa que deixei passar por pura desatenção foi o bitcoin. Eu já conhecia porque navegava bastante na Deep Web na época e poderia ter adquirido várias centenas de bitcoins por uma ninharia, mas não acreditei no negócio e deixei passar. 

Mas o resto deixamos para a terceira parte.

Abaixo a carteira de ações (24%) que ainda estamos comprando:


Temos também fundos imobiliários (12%), renda fixa (perda fixa?) (25%), bitcoins (2%), ouro (3%) e investimentos internacionais (24%).

No mais espero que todos estejam bem!

Grande abraço a todos!


4 comentários:

  1. Ao ler, não passarei sem comentáro.Vai que vc inventa de desativar o blog novamente rsrsrs.Obrigado por compartilhar. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns , você conseguiu superar o inferno pessoal do brasileiro típico padrão .

    Por existir tanto papel higiênico impresso no mercado pra ser vendido a preço de ouro que eu sempre fico com o pé atrás de pagar caro por um livro escrito por um mequetrefe qualquer .

    Mas já que tem tanta gente falando bem desse pai rico que eu talvez de uma chance pra ele .

    https://nobrezaecastaguerreira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Obrigado por ler o blog. O Pai Rico Pai Pobre é livro clássico de finanças. Se você já investe e gasta menos do que ganha pode pular, apesar de que é um livro curto e muito bom.

      Excluir