domingo, 14 de junho de 2015

Tesouro Direto - o último peru de Natal


Minha estratégia sobre o tesouro direto é simples: coloco metade do portfólio de renda fixa nele, com um terço dos valores em cada categoria.

Ou seja, coloco um terço em IPCA, um terço em SELIC e um terço em pré-fixado.

Além de fazer esta divisão, monitoro mensalmente os valores em cada categoria e na hora de fazer o aporte no tesouro direto vejo a categoria das três que está com o valor mais baixo e coloco nele.

Outra premissa que utilizo é sempre aportar em investimentos que irão vencer em mais de 2 anos, ou seja, se tenho duas NTN-B vencendo, uma em 01/01/2017 e outra em 01/01/2024, aplico na de 2024, já que a de 2017 vai vencer em menos de dois anos e assim estaria pagando mais imposto. Obviamente, tenho minhas reservas de emergência para o curto prazo, logo, ficarei com o dinheiro aportado até o vencimento.

Analisando as diversas categorias de renda fixa, cheguei à conclusão que tesouro direto seria idealmente a única categoria de investimentos que valeria a pena investir. Logo, porque não colocar tudo em tesouro direto? Bem, a questão é puramente psicológica e um pouco lógica também.

Simplesmente porque tenho medo que o país se torne socialista, comunista. Se estivéssemos vivendo sob a égide de um bom governo, colocaria sem dúvida tudo no tesouro. Mas como temos a ameaça do bolivarianismo, comunismo, socialismo em nossas cabeças, tenho receio de deixar todo meu dinheiro nas mãos do governo.

A rentabilidade associada com a segurança que teoricamente o tesouro teria faria dele um investimento em renda fixa imbatível, mas brasil é brasil.

Algumas pessoas que conheço especulam com tesouro direto, ou seja, compram e vendem os títulos dependendo da expectativa de aumento ou corte na taxa de juros. E ganham dinheiro. Eu sinceramente não possuo nem o conhecimento nem o tempo de fazer isso, mas acredito que seria uma boa estratégia, se soubesse fazer.

Bem é isso, façam seus comentários, por favor. Acham que a estratégia está correta? Como vocês fazem o aporte e acompanhamento?

Grande abraço!


2 comentários:

  1. Se o governo pode tomar sua grana no tesouro, porque não tomaria a que está nos bancos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um bom ponto. Acredito que seria mais fácil o governo decretar uma moratória, como por exemplo na Argentina e na Grécia, do que a Caixa não devolver minhas LCIs, mas, você tem razão. Talvez a melhor proteção seria mesmo mandar algum dinheiro pra fora.

      Excluir