sábado, 11 de julho de 2015

Fundos de investimentos imobiliários



Os FII fazem parte da carteira desde o final do ano de 2013, aproximadamente.

Reservei um total de 15% do portfólio para eles, mas hoje em dia tenho aproximadamente 6% do total da carteira neles.
Como já havia postado antes, tive um grande aporte no começo deste ano e coloquei quase tudo em Tesouro Direto e LCIs. Sabe como é, governo petralha recém reeleito e outras coisas me fizeram ficar com medo e achei que mantendo tudo em renda fixa fosse mais seguro.
Vamos ver, o futuro dirá.

Minha técnica para escolher os fundos é muito simples:
1) Vou no site da BMF Bovespa e coleto a composição do índice IFIX, que é o índice que mede o desempenho dos fundos imobiliários como um todo.
2) Tiro da lista todos os fundos com participação menor do que 1% no índice.
3) Faço a partir da lista remanescente uma nova lista, mantendo as mesmas proporções que estes tinham no índice anterior.
4) Assim, toda vez que é a vez de aportar os fundos imobiliários, devido ao balanceamento porcentual da carteira, vejo quais são os fundos que necessitam do aporte, tentando reproduzir o mais fielmente possível o IFIX.

Eu absolutamente não tenho saco e nem tempo de utilizar a mesma técnica de análise fundamentalista que tenho para as ações, mesmo porque a coleta de dados dos fundo é muito mais difícil do que a de ações (onde quase tudo que preciso consigo do Fundamentus).

Utilizando esta técnica acredito que estou associando liquidez com diversificação e simplicidade.

Os FIIs vêm subindo bem este ano, com média de rendimentos de 0,8% ao mês, além de quase 1% ao mês de valorização de cotas. Um problema que ainda venho tendo é de liquidez, já que algumas vezes não consigo comprar cotas por falta de ofertas de venda ou disparidade muito grande de preços.

Mas acredito que à medida que o tempo for passando a liquidez irá aumentar.

Bem é isso. Espero o comentário de vocês sobre a validade da técnica ou se têm uma outra sugestão para compartilhar.

Grande abraço!

10 comentários:

  1. Achei uma pena um post com tanta qualidade ainda não ter comentários. Iniciei a pouco tempo meu estudos financeiros e tenho pouco $$ para investir , pretendo juntar 10k de segurança até o final do ano e começar a aportar , acho que no começo vou pro T.D , mas FII é algo que tem me chamando a atenção também.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Parabéns pelo início dos estudos financeiros. Espero que você tenha sucesso. Quanto à reserva financeira de segurança, eu prefiro constituir ela em paralelo ao investimento na independência. Psicologicamente é melhor porque você tem a sensação do dinheiro crescendo. Constituir reserva de segurança é necessário, mas é muito chato.

      Excluir
  2. Excelente postagem, pretendo investir em FII brevemente, mas acho que eles estão muito caros no momento, pretendo esperar um pouco mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que se você observar a relação P/VP, ou seja, preço sobre valor patrimonial e também o yield, você verá que existem alguns fundos interessantes. Mas é uma questão para o próprio investidor decidir.

      Excluir
  3. Boa dica.

    Quero por alguns FII na minha carteira, mas olhei o IFX e vi que eles subiram muito este ano, então estou aguardando eles cairem um pouco para entrar comprado em alguns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado pelo comentário. Se você for verificar a relação preço sobre valor patrimonial e também o yield, vamos ver que temos alguns fundos interessantes. Para diversificar a carteira, acredito que seja interessante. Mas como disse para o amigo acima, depende muito da decisão do investidor.

      Excluir
  4. ABC, comparando a relação dos Fiis com a SELIC, de 2012 pra 2015, da pra ver que as Fiis ainda estão com preços convidativos, em 2012 tinha gente se batendo por um Fii que desse 8% a.a, naquela SELIC baixa, hj tem gente reclamando de Fii pagando 0,9%a.m.
    Me parece que teremos uma boa janela pra comprar Fiis, já que a SELIC não deve ficar menos de 12% nem tão cedo, alias esse aumento atípico, já que a SELIC está subindo, deve ter haver com o desconto exagerado que estava e o crescimento do interesse por esta modalidade, tem banco e corretora colocando Fiis no portfólio indicado, pela primeira vez.

    Anon Foda-se Foda-se Foda-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo. Análise muito boa. Acredito sim que existam boas oportunidades de compra, mesmo neste cenário meio ruim para o ramo imobiliário. Como diversificação de carteira, acredito que os fundos imobiliários são um ótimo ativo. Como pessoalmente não gosto de lidar com corretores e inquilinos, acredito que seja uma ótima alternativa para diversificar em imóveis, mesmo não sendo possuidor de um. Grande abraço!

      Excluir
  5. Qual é sua meta a longo prazo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No longo prazo, minha meta é que os investimentos me permitam ter uma renda de aproximadamente o meu salário atual, descontando o valor que já tiro para o meu aporte mensal, me permitindo viver até aproximadamente 85 anos. Hoje em dia este valor está em torno de R$ 2 milhões e 100 mil.

      Excluir