domingo, 5 de julho de 2015

Histórias do mundo corporativo - I

Histórias do mundo corporativo



Bem, dando um tempo nas postagens de finanças, resolvi fazer algumas postagens mais leves, mostrando a real do mundo corporativo, o qual vivi durante aproximadamente 13 anos.

Em 2009, estava trabalhando em um projeto em uma seguradora e trabalhei igual um verdadeiro jumento no Nordeste.
Chegava em casa todo dia após as 22 horas. Trabalhava de sábado, feriado, almoçava rápido, tudo para conseguir a tão sonhada promoção.

Na empresa se falava que para que para que alguém fosse promovido, você já deveria estar "atuando" como já estivesse no próximo nível. Ou seja, se você quisesse ser gerente, eles te colocavam como gerente e assim você ganhava como um subalterno, mas levava as rabadas e a pressão insana de ser gerente.

E assim era comigo.

Quando chegou a época da promoção, fiquei esperando como um verdadeiro idiota eles me ligarem. Alguns outros colegas foram promovidos e eu nada.

Um belo dia meu chefe me ligou. Falou: bem , sua avaliação foi ótima. Sua classificação ficou em "Muito acima da média". Mas como muita gente ficou na mesma classificação que você, tivemos que estabelecer um critério de desempate. E o critério foi: quem tem MENOS tempo de casa, fica na frente de quem tem MAIS tempo. O que?!, eu disse. Como assim. Aí me explicaram: quem tem menos tempo e ficou igual a você, é melhor que você. (:-((()

Bem, você caiu para "Acima da média" e de novo, tinha mais gente que podia nesta categoria. E assim , o segundo critério ficou "Quem é mais JOVEM fica na frente de quem é mais velho. Dessa maneira, caí mais um, para "Na média".

E daí, o golpe fatal: "A matriz dos EUA falou que era pra promover só quem era muito acima e acima da média e como você ficou na média, não deu para promover você".

E assim, aprendi a mais importante lição da minha vida: A empresa quer mais é que você se foda. Não espere nada da companhia que você trabalha. Cuide você de você mesmo. E assim, comecei a investir e aportar forte, para nunca mais depender de empresa, governo e nem ninguém (financeiramente é claro).

Grande abraço!

9 comentários:

  1. Caraca investidor.. Dá uma raiva do cacete isso.... E depois desse episodio? Voce continuou atuando na empresa? Depois desse fato voce ficou fissurado em aportar cada vez mais crescentemente? Esse mundo corporativo é uma merda mesmo. O que mais vejo são QIs...

    Amon Ra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois, continuei com o rabo entre as pernas por mais três anos. mas já tinha em mente a situação em que estou agora. É muito difícil permanecer depois, mas minha mente ficou mais confortável, porque literalmente comecei a cagar para a empresa. As situações lixo não me incomodavam mais. Os colegas não me incomodavam mais. Fiquei obcecado em ser independente financeiramente. Ainda não sou, mas estou chegando lá. Grande abraço

      Excluir
    2. quantos anos voce tinha ? so por curiosidade!!

      Excluir
    3. quantos anos voce tinha ? so por curiosidade!

      Excluir
  2. PQP!!!! interessante esse critério...
    é o critério de antiguidade... só que ao contrário!
    pelo menos já tem um puta patrimônio!
    abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo! O negócio é ter objetivo e correr atrás. Qualquer um pode fazer isso.

      Excluir
  3. Olá Investidor,
    Primeira vez que entro no seu blog, e já devo dizer: Parabéns pelo patrimônio! Impressionante.
    Sobre este post, digo que já passei por uma situação parecida, pois trabalhei em uma cooperativa como vendedor de produtos agrícolas, e se atingisse uma determinada meta receberia o cargo de gerente de vendas, porém depois de ralar que nem um condenado e vender mais que os outros, o cargo foi dado para outro vendedor por ele ser mais novo (de idade e de empresa) que eu. A empresa alegou que minha formação acadêmica (Administração e pós em logística) não estava ligada a função de gerente. Depois dessa decepção, caguei pro trabalho, não vendia mais nada, se o cliente quisesse comprar beleza, se não quisesse eu deixava ele ir embora sem insistir, com isso meu supervisor fez da minha vida um inferno, tentava me humilhar na frente dos outros dizendo que eu era o com menos vendas, falava mal de mim para os diretores... eu fiquei quieto na minha, até que um belo dia recebi uma proposta pra trabalhar em outra empresa, na área de logística como auxiliar. Nesta época a empresa que eu ainda trabalhava ia passar por auditoria externa, como eu estava com um pé fora, pedi ao supervisor que me deixasse responsável pelo estoque de uma das lojas na auditoria, ele aceitou.
    O que eu fiz? Não realizei uma conferência de estoque, e um dia antes da auditoria pedi demissão. Resumo da obra: A auditoria encontrou muita coisa errada e a diretoria da cooperativa rebaixou o supervisor para vendedor externo devido a irresponsabilidade dele em me colocar como responsável do estoque.
    Me arrependo? Nem um pouco! Saí de lá vingado e feliz.
    Abraço,
    Chimpa

    ResponderExcluir
  4. KKKK. Pretendo fazer uns posts sobre pedidos de demissão também. Conheço umas histórias hilárias.

    ResponderExcluir