sábado, 11 de fevereiro de 2017

Shark Tank Brasil e fechamento do mês de janeiro de 2017

Venho assistindo muito ao programa Shark Tank Brasil e posso dizer que é um dos melhores programas que assisti em vários anos.

Não vou perder tempo descrevendo o programa, mesmo porque é só abrir uma aba no browser e ver do que se trata.

O que gostaria de apontar é como me senti em relação ao que assisti.

Fiz uma MBA em administração há uns 16 anos atrás e foi uma grata surpresa de ver em um programa de TV falando em termos como CMV, mark-up, margem bruta e etc. E mais importante, explicando o que significam cada um destes termos.

Como quase todo brasileiro, herdei aquela ideia ridícula de que o empresário é explorador, mau e que deveria ser combatido. São as ideias esquerdistas que nos são colocadas dentro da cabeça desde criança.

O que mais me chama a atenção, é que existem muitas pessoas com ideias boas que se apresentaram por lá e com conhecimento e profissionalismo. Fiquei imaginando o que o país seria se tivéssemos uma cultura mais desenvolvida e voltada ao progresso. Me surpreendi positivamente.

Recomendo a todos que assistam e se inspirem. Um outro programa ótimo é O Sócio. Muito bom também.

O mês de janeiro foi ótimo em relação à rentabilidade. No total a carteira teve 4% de rentabilidade. A carteira valorizou-se no total algo em torno de um Celta zero quilômetro. Foi uma das melhores rentabilidades que eu já medi, desde que comecei a medir.

Renda Fixa

A renda fixa teve uma rentabilidade de 2%. Mantemos a mesma toada de 40% em CDI, 40% em IPCA e 20% em pré-fixados. Recentemente tomei a decisão de colocar 50% em títulos públicos e 50% em títulos privados, como debêntures e CDBs, para melhorar um pouco a rentabilidade.

Multimercados

Rendeu 1% este mês. Resolvi sair da categoria. Vendi minhas posições na semana passada. Resolvi manter renda fixa, fundos imobiliários e ações, com um pouco de posição em dólar acompanhando o índice do S&P 500.

Fundos imobiliários

Acompanhamos o índice IFIX. Houve um bom rendimento, de 8% da carteira. Aumentei a porcentagem total de carteira de 20% para 30%, ficando assim como recomendam os sábios hebreus do passado: 1/3 em negócios (ações), 1/3 em terras (fundos imobiliários) e 1/3 em ouro (dinheiro, CDBs, títulos, etc...). Com a queda de juros e a recente desvalorização dos imóveis, acredito que tenha um bom ponto de entrada na categoria.

Ações

Uma ótima rentabilidade este mês. Foi de aproximadamente 10%. Vendi as ações que perderam os critérios de Graham ou de Bazin, como Eletrobrás, CSN e Sanepar, além de Whirpool. Acredito que cometi um erro na venda da Sanepar. Poderia ter aproveitado um pouco mais, depois que vendi subiu mais 10%.
OK, as coisas acontecem para aprendermos mesmo.

As ações que estamos ainda comprando são:


Temos também Banco do Brasil, CESP, Eternit, Telefônica, Amazônia e Banco Pine.

No mais, estamos muito felizes e acreditamos que este ano chegaremos no nosso primeiro objetivo financeiro. Quando acontecer, vamos fazer uma pequena comemoração.

Grande abraço a todos!


22 comentários:

  1. Fala IABC! Boas dicas! Sempre que posso assisto O Sócio e Shark Tank. Notei que os tubarões brasileiros são mais conservadores do que os gringos. Sai muito menos negócios no Shark Tank Brasil do que no Shark Tank original... De qq forma são dois programas imperdíveis para qualquer investidor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece que o pessoal do Brasil não tem tanto dinheiro quanto os americanos. E também os empreendimentos no Brasil são menos criativos. De qualquer forma, é um bom programa.

      Excluir
    2. Só vejo como verdadeiro empreendedor o Apolinário. É o que mais arrisca. Os outros dão a impressão de esperar ele opinar, pode reparar na cara do Sorocaba, fica esperando alguém aceitar ou recusar, para depois vir com o papo de que não é a área de dele, igualmente o do China in box.

      Excluir
  2. Parabéns por mais uma vitória ABC!

    Vou procurar no Youtube essa série, parece ser interessante.

    Assim como você, sigo os critério de Décio Bazin. Também tenho CMIG4, mas me surpreendi recentemente foi com os rendimentos fantásticos de FESA4.

    Espero que continuem a engordar minha carteira por longos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Obrigado amigo. Eu quase comprei a Ferbasa, mas não comprei pela baixa liquidez. Mas que bom que o velho Bazin tenha mais seguidores. Abraços!

      Excluir
  3. Investidor do ABC,

    Qual sua visão sobre a ETER3? Principalmente no que tange aos critérios fundamentalistas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo. Obrigado pela pergunta. A Eternit já teve até 2015 os indicadores fundamentalistas perfeitos, além de ter sido uma grande pagadora de dividendos durante muitos anos. Apesar disso, do ano passado para cá ela perdeu o indicador de crescimento de lucro, além de não ter pagado dividendos. Os petralhas contribuíram para a destruição de valor deteriorando a economia do país e afetando o mercado de construção civil como um todo. Dessa maneira, no momento, acredito que não seja uma boa não. Só tenho a ação porque ainda não atingi os critérios de vende-la, porém, não estou comprando mais.

      Excluir
  4. Investidor do ABC,

    A PARC3 é uma empresa que paga bons dividendos e vem crescendo bastante, contudo está cara. Ela seria uma boa opção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Obrigado pela pergunta. A PAR Corretora não entraria no rol de ações que estaria comprando por não atender alguns dos critérios que utilizo para investir. Vejamos 1) Não tem um histórico longo e ininterrupto de pagamento de proventos. 2) Está com um P/VP altíssimo, além de liquidez corrente muito alto, que se traduz em dívida alta. Não atende também os critérios de dividendos, porque não pagou dividendos em 2014. Desse modo, como dizem os Sharks do Shark Tank: "Estou fora!".

      Excluir
  5. Investidor do ABC,

    E a CGRA3? Seria uma ação que entraria em seus critérios? ou a baixa liquidez assusta? Você enxerga outros riscos, além de poucos negócios na ação ordinária e o setor de varejo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. No caso da Grazziotin a ação me chamou a a atenção, mas ela ainda não está dentro dos critérios de Graham por causa do tamanho. Nós temos como norma investir em empresas com valor de mercado acima de 1 bilhão de reais. No caso da Grazziotin, ela ainda está com valor de cerca de metade disso. mas se isso não for impeditivo para você, parece ser uma boa empresa.

      Excluir
  6. Também assisti o programa, e estou no 3 episódio da primeira temporada. Estou interessado em conhecer a versão dos EUA, deve ser boa também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão dos EUA é boa e como não podia deixar de ser os caras tem muito, mas muito mais dinheiro que o pessoal do Brasil. Mas é um programa muito bom também.

      Excluir
  7. Legal seu blog! Eu uso os método de graham, fisher, buffett, barsi, na minha carteira tenho BBAS3, BAZA3, SGAS4 E CPLE3, mas atualmente fico alternando a compra no BAZA, SGAS E CPLE, oque vc acha dessas 3? Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Oi amigo, se entendi sua pergunta, meu limite para compra de ações pressupõe P/L de 15 no máximo.

      Excluir
  9. Amigo, voltei com o blog reformulado.

    Vou postar apenas em inglês, mas você pode ver em português traduzindo com o plugin do Google que coloquei lá.

    O intuito da mudança é pra eu me forçar a escrever em inglês e também para o blog ganhar o mundo.

    A linha do blog continua a mesma: ações, ETFs, investimentos no exterior, John Bogle, comportamento pessoal, biografias, livros, sites, dicas de economias pessoais, superação, trabalho e estudo, Jéssica Chastain também.

    Atualização mensal e resultado anual continuam. Análise de resultados de ações brasileiras sempre que sair o anual.

    Mudei o sistema de comentário para o sistema do Disqus (lê-se “Discuss”), essa é uma ferramenta muito bacana pq assim vc vai ver todos os seus comentários e suas respostas e discussões num canto só, se não conhece se cadastre no site Disqus.com vale a pena sim.

    Agora dá pra treinar o inglês lá e deixar sua participação. Você está no meu blogroll.

    Grande abraço,

    Frugal Simple.

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Na verdade não. Tive alguns problemas de saúde, mas tudo bem agora. Vai ter post a seguir.

      Excluir
  11. Boa estratégia, parece uma carteira bem equilibrada, também gosta estratégia do investidor em valor Benjamin Graham e estratégia dos investidores em dividendos Decio Bazin e Luiz Barsi

    ResponderExcluir