sábado, 25 de julho de 2015

Qual o ponto da independência financeira?



Caros amigos,

Estamos passando por muita turbulências no país. É especialmente cruel porque é um desastre econômico causado pelo governo e não obra de algum desastre natural ou problemas externos.

O próprio povo brasileiro se afundou e continua se afundando por votar em idiotas, ladrões e incompetentes. Em nome do que, não sei, porque desde que me conheço por gente, o país sempre foi um lixo, seja sob o domínio militar, liberal ou esquerdista, sendo o pior de todos o esquerdista.

Bem, indo ao assunto do post:

Qual seria o ponto em que poderia dizer que sou independente financeiramente?

Esta regra muitos já colocaram.
Para o Pai Rico, Pai Pobre, a independência é conquistada quando a renda passiva dos investimentos e empreendimentos é maior do que sua despesa. OK. Boa regra. Mas preciso de algo um pouco mais prático, com valores.

Dessa maneira, desenvolvi uma pequena "fórmula" pessoal, o qual me dá um indicativo de quanto preciso efetivamente em dinheiro investido para dizer que estou independente financeiramente.

A fórmula se constitui dos seguintes passos:

1) Determino qual é o valor mensal de dinheiro que precisarei todos os meses, para o resto de minha vida. Para chegar a este valor, fiz a seguinte conta: peguei meu salário e retiro o aporte que faço todos os meses. Dessa maneira, chego ao valor de 70% do meu salário. Hoje em dia eu já vivo confortavelmente com isso, dessa maneira, se os meus rendimentos me gerassem 70% do meu salário passivamente, estaria OK.

2) Determino uma taxa de juros real que os meus investimento poderiam gerar. Determinei o valor de 0,3% ao mês. Isso dá um juro real de 3,7% ao ano, além da inflação. Algo que facilmente uma NTB poderia gerar, turbinada com ações e fundos imobiliários.

3) Determino quanto tempo irei viver. Vou no site do IBGE, vejo a perspectiva de vida do brasileiro e coloco 10 anos a mais. Hoje esse valor está em 84 anos.

Assim, faço a conta ao contrário, que seria, qual seria o valor que tendo uma retirada de 70% do meu salário, rendendo 0,3% ao mês duraria até eu completar 84 anos?

Utilizando uma simples planilha de Excel, cheguei ao valor aproximado de 2 milhões e 100 mil reais (hoje, em julho de 2015).

Anualmente reviso os valores, uma porque meu salário aumenta, outra porque a minha idade também aumenta, além da expectativa de vida também aumentar. É claro que também temos o fato que posso viver mais de 84 anos, ficar demente, doente e outras coisas a mais, mas é um bom indicador.

E para vocês, o que fazem para calcular o valor de suas independências financeiras?

Grande abraço.

5 comentários:

  1. Olá meu caro, td bem?
    Li em um livro que seria "ideal" vc ter em rendimentos passivos o dobro dos seus gastos. Assim, se vc tem um gasto médio mensal de R$3.000,00, seria ideal que vc recebesse passivamente ao menos R$6.000,00. Não me recordo bem o motivo pelo qual o autor disse isso, mas me lembro que estava bastante fundamentado.
    Em uma outra oportunidade compartilhe essa planilha.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá meu caro, tudo bem!
    Obrigado pelo comentário. Me parece que a teoria desse livro que você citou seria que dessa maneira você teria um aumento de capital, correto? Logo, gastando menos do que o rendimento, você aumentaria o seu capital e ao mesmo tempo desfrutaria dos rendimentos.

    Quanto a planilha, posso compartilhar sim, mas é muito fácil fazer no excel. Coloque na primeira coluna o valor total do capital, na segunda o valor do capital multiplicado por 1,003 (0,3% de rendimento ao mês) e na terceira coluna o valor menos a retirada mensal. Faça isso em várias linhas, sendo a primeira coluna o valor do mês anterior. A quantidade de linhas é a quantidade de meses que você acha que vai viver.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo investidorABC. A justificativa era essa...
      Abraço

      Excluir
  3. Você tem que levar em consideração o custo em cada idade, agora com sua idade é fácil e barato ser saudável, depois dos 70/80 seu custo aumentará exponencialmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Anualmente reviso a planilha e dessa maneira, a coluna de retiradas também é atualizada. Acredito que sempre colocar dez anos a mais na estimativa de idade também ajudaria a cobrir estes custos.

      Muito obrigado pela mensagem.

      Excluir