quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

2016 - o melhor ano para o Investidor do ABC



Olá amigos, espero que todos estejam bem.

É claro que falamos que 2016 foi o melhor ano financeiramente falando. Primeiro porque podemos analisar o ano objetivamente por números e neste caso, vemos que efetivamente em termos absolutos e de rentabilidade, 2016 foi o melhor ano que tivemos, desde quando começamos a caminhada rumo a nossa independência.

Em termos absolutos, tivemos um crescimento de quase 2 Jeep Renegade, valor surpreendente, uma vez que nosso aporte não supera os 1500 reais mensais. A rentabilidade também foi ótima, tivemos 20% de rentabilidade no ano, sendo quase 137% do CDI.

Foi também o primeiro ano que não realizamos nenhuma modificação na metodologia de seleção dos ativos em que investimos. Mantivemos na Renda Fixa 40% em CDI, 40% em IPCA e 20% em pré-fixados. Da mesma maneira, a seleção de ações segue o método de Décio Bazin e Benjamin Graham e continuamos investindo em FII seguindo o IFIX.

A lição que fica é a velha lição dos grandes mestres, ou seja, ser audacioso na queda e cauteloso na alta. E manter a calma mesmo na tempestade. Em 2014-2015 confesso que quase capitulei com a bolsa. Foi a primeira grande tempestade pela qual passei e quando não temos referências próprias para enfrentar a crise, devemos nos apoiar em outros mais esclarecidos. Nesse momento temos que prestar nossas homenagens a Buffet, Bazin, Barsi, Parisotto e outros os quais acompanhamos e seguimos nestes anos todos.

Mantivemos a calma e o resultado veio em 2016.

Para não perder o costume, a seguir temos a carteira de ações as quais ainda estamos comprando:



Este ano, vamos vender algumas ações as quais não cumpriram os critérios de Bazin. Entre elas ações que tiveram grande valorização, como Sanepar, CSN e Eletrobrás.

Bem, o começo do ano está sendo espetacular para bolsa e esperamos que continue assim.

Grande abraço, pessoal!


6 comentários:

  1. Opa!

    Estou passando aqui para informar que a Linha de Tempo da Finansfera já está no ar. Seu blog foi incluído. Se detectar algum erro de link me fale.

    Compartilhe esta ideia mas suas redes sociais para incentivarmos novos blogueiros.

    http://abacusliquid.com/blogosfera/finansfera-timeline/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caro investidor do abc, sempre visito seu blog, no entanto quase nunca comento. Gosto da sua forma de investir. Acho que ainda não é hora de vender sanepar, parece que agora ela é a nova queridinha dos fundos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Obrigado pela visita. Agora não dá mais tempo. Já vendi...

      Excluir
  3. Bota mais blog nesse blog roll cara

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela estratégia, cada ano que passa a gente se torna melhor investidor, também sigo os aprendizados de Warren Buffet, Benjamin Graham,Peter Lynch, Decio Bazin, Lirio Parasitto, Luiz Barsi

    ResponderExcluir