segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Mesmo sendo milionário me sinto na merda no Brasil - Carteira do mês Jan/2019


Atualmente a série que acompanho é a série Billions, na Netflix. Um ponto que me chama a atenção é que o personagem do bilionário, mesmo tendo acesso a recursos quase ilimitados, teme a justiça e pode, seriamente parar na cadeia.

Outro ponto interessante, é que os personagens que não são bilionários, mas são "classe média alta", têm vidas parecidas com o ricaço. Seus filhos estudam em boas escolas, eles vão a restaurantes, as cidades têm parques e locais agradáveis para passar o tempo.

É claro que nem todos podem ter barcos ou mesmo casa gigantescas na beira da praia, como o bilionário, mas as vidas deles são agradáveis. Isso decorre que na verdade o comportamento e a mente das pessoas é rica e não o seu bolso.

Aqui no Brasil, mesmo podendo ser considerado "rico", minha qualidade de vida é uma merda. Morar em São Paulo, mesmo para quem tem dinheiro é um calvário diário. Não pego trânsito, mas convivo com quem pega, assim o pessoal me passa toda a tensão pelo que eles passam. Você não consegue um minuto de sossego ou silêncio nessa cidade de merda e mesmo no ABC, onde moro.

Meu bairro pode ser considerado "nobre", mas sempre passa algum idiota com som alto à noite. Os meus vizinhos até podem ter algum dinheiro, mas alguns têm comportamento que acredito que nem os favelados dos EUA têm. Quando estou pela cidade então, sinto que estou no meio de uma tribo de bárbaros, não importa o lugar ou a situação.

O brasileiro, por mais dinheiro que tenha, é um ser ridículo, que visa somente seu lado mais animal. São todos fanáticos por bebida alcoólica, putarias e barulho. Os brasileiros não tem a mínima noção de caridade, solidariedade ou amor ao próximo.

Mesmo em ambientes que deveriam ser mais sofisticados os brasileiros se comportam como animais irracionais, sendo que me irrito até mais em ambientes com gente que tem mais dinheiro, pois além da falta de educação temos junto a arrogância.

Sendo assim, me resta sonhar com o dia em que sairei desse lixo e poderei viver com recursos próprios em outro lugar mais civilizado. Quem sabe um dia?

Abaixo temos a nossa carteirinha das ações que continuamos comprando:


Temos também Gurararapes, Metal leve, Eztec, Sanepar, Comgas e Unipar, as quais mantemos na carteira mas não compramos mais.

No mais, um grande abraço e bons investimentos!

16 comentários:

  1. Olá Investidor do ABC,

    Eu assisti as primeiras temporadas dessa série e parei. Talvez um dia volto a assistir.

    Sobre o comportamento dos brasileiros eu concordo 100% com você. Não é atoa que somos chamados de macacos. Muita gente aqui da finansfera chama o Brasil de banânia. E estão certos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso não era assim. Se você observar como as pessoas com mais de 60 anos se comportam, verá que o povo brasileiro já foi um povo educado.

      Excluir
  2. Opa,

    Concordo demais com você. Ô povo barulhento e que não tá nem aí pro próximo. Por isso eu sempre tento evitar os extremos de muvuca. Fui pra praia só nesta ultima semana e não fui na virada. Toda vez que preciso ir comprar alguma coisa em loja física ou resolver algum perrengue deixo para o final do mês, pois logo depois do pagamento é um inferno.

    ResponderExcluir
  3. A questão é que o Brasil é um país com muitas diferenças sociais. O abismo entre pobres e ricos é gigantesco. No países desenvolvidos também existem essas diferenças, mas elas são muitíssimo menores.

    A cultura de nivelar tudo por baixo aqui na Banânia também tem papel fundamental nessa sensação de ser rico em posses e sentir que vive em um lugar pobre. Tudo é feito pra ser mesquinho, nada tem qualidade e é feito pra durar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe, mas não vejo que as diferenças sociais sejam o problema. Os americanos, japoneses e alemães mais pobres também são educados. E os brasileiros mais ricos são tão ou mais mal educados que os mais pobres.

      Excluir
  4. Olá ABC, muito boa esta serie, já terminei a ultima temporada, uma lição que eles dão tbm é que, não importa se eles quebrem (ou queiram quebrar ele), eles sempre se erguem pois sabem como fazer.

    E aqui é o inferno mesmo não tem jeito, pretende ir para qual pais, caso decida mudar, estão falando muito bem de Portugal, acredito ser de fácil adaptação.

    abraço.

    ResponderExcluir
  5. Investidor ABC, parabéns e obrigado pelo Blog! Gostaria de saber como investe em ouro e dólar? São por fundos? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Obrigado por acompanhar o blog. Sim, você está correto. Para ouro eu invisto na Órama, no fundo de ouro deles. Para dólar eu utilizo a XP, no fundo cambial da Votorantim. Grande abraço!

      Excluir
    2. Legal. Obrigado pela resposta. Eu também invisto em ouro e dólar. Só que ouro é no fundo da XP, agora mudou o nome para trend gold. Para dólar uso o mesmo fundo que você usa, mas vi que abriu um outro fundo com taxa menor: trend cambial. Eu também já pensei em operar mini índice de dólar, que saí mais barato e mais eficaz também, porém da mais trabalho para o IR, acabei desistindo.

      Excluir
    3. O único ponto que talvez você tenha que observar é que o fundo da XP faz proteção cambial, ou seja, eles eliminam a influência do dólar na valorização do ouro. O fundo da Órama não faz isso, ou seja, você ganha (ou perde) a valorização do dólar mais a do ouro. Como o intuito da posição é proteção caso o real desvalorize, prefiro o fundo da Órama.

      Excluir
  6. Pensa em mudar de SP no futuro Investidor? Acho que SP é uma boa pra acumular dinheiro, mas acho que pra quem já acumulou e quer relaxar mudar de cidade é uma boa opção.

    Acho que interior do SP, Floripa e Curitiba podem ser boas opções dentro do Brasil. Imagino que Portugal é a opção mais viável pra brasileiros por causa do idioma e cultura, qualidade de vida de primeiro mundo. Entendo bem o seu lado, também penso em mudar do Brasil.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo. Temos problemas de vínculos familiares que impediriam a saída de SP de forma imediata. Mas no futuro a intenção seria um lugar mais civilizado. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Investidor ABC, por que continua com MPLU e SMLS na carteira, mesmo com OPA em vista? Eu não tinha investido em SMLS por causa da GOL que tem balanços negativos e MPLU tomei fumo, resolvi sair da posição, reconheci o prejuízo, mas o que comprei já valorizou o suficiente para compensar a perda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por causa dos dividendos. Mas as duas estão em observação e ao menor sinal de problemas iremos sair. Grande abraço!

      Excluir