quinta-feira, 18 de julho de 2019

Um peão milionário - Carteira do mês - julho de 2019


Olá pessoal,

Espero que todos vocês estejam bem.

Na semana retrasada, iniciei trazer comida de casa e almoçar no escritório mesmo. Apesar de hoje em dia o pessoal gourmetizar tudo e a pessoa de quem eu compro chamar seus produtos de "comida congelada low carb", a verdade nua e crua é que levo marmita para o trabalho.

Não tenho mais absolutamente saco de comer nos lugares lixos do centro de São Paulo, sendo mal atendido, comendo lixo e sendo obrigado a dividir espaço com "gente" que não tem a mínima noção de civilidade e humanidade.

O que faço é pegar meu fone Sony com noise cancelling, colocar uma música boa e passar 1 hora numa sala de reunião, convivendo comigo mesmo, comendo e lendo bons livros. Que maravilha! Julgo ser um uso do tempo muito mais produtivo do que ficar falando porcaria para pessoas que não estão ouvindo pois estão mexendo no celular, que é o que acontece no horário de almoço.

Foi o último passo para que eu tenha uma legítima vida de peão. Vou trabalhar de ônibus e como de marmita, nada mais típico de um bom peão brasileiro.

Vivo na situação paradoxal de ter grana e viver como um pé rapado. Porém, feliz. Observei que somente a ideia de se ter dinheiro no banco já é um grande gerador de paz e tranquilidade. Obviamente que não existe nada absoluto, pois mesmo assim somente o fato de viver na cidade grande é um fator de stress muito grande, mas um dia estaremos no ponto ideal: vivendo num lugar tranquilo, silencioso, junto da minha esposa e com meus livros, filmes e músicas. Um sonho. O sonho do peão milionário.

A nossa carteirinha de ações que estamos comprando segue abaixo:



Temos também Eztec, Santander e Unipar, mas não estamos comprando mais.

No mais, grande abraço!

19 comentários:

  1. ABC você demonstra ter hábitos simples e ser avesso a ostentação.
    Se já passou da barreira do milhão será se ainda vale a pena essa rotina?
    Outro ponto. Você poderia considerar morar em outro local ou trabalhar em outra coisa sem ter que sair do ABC, pelo menos enquanto você não vai para outra cidade, já que aparentemente esse é seu desejo.
    No ABC em uns bairros sossegados e com bom acesso a serviços com proximidade.
    Cito como exemplos a Vila Gilda, Jd. Valparaíso ou Vila Guiomar em Santo André, me parecem ser lugares onde seria possível essa "tranquilidade".
    E tem mais, moro no interior e nem todo o lugar do interior te dará essa tranquilidade toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Obrigado por acompanhar o blog. Apesar de ter passado a barreira do milhão, ainda não julgo que possa viver de renda. Conforme nós vamos envelhecendo, vemos que existem pessoas que dependem de você e que sofreriam se por acaso o plano da independência financeira desse errado. Temos também pais e sogros que estão envelhecendo e que podem precisar de nós. Além disso, tenho um salário bom, em torno de uns 18 mil líquido que compensa na análise de custo benefício para continuar trabalhando. A pretensão no futuro é "morar" em lugares como Belize, Montevidéu, Chapada Diamantina, Serra da Mantiqueira e outros, adotando um pouco o que o pessoal chama de "nômade digital". Para tanto, julgo serem necessários ainda uns 4 anos e multiplicar o meu capital por 3. Vamos ver se conseguimos.

      Excluir
    2. Tranquilidade e facilidade em Santo André 2 subdistrito é imbatível, tem estação de Trem perto está ao lado da avenida dos estados, e acesso a Anchieta. Bangú, Vila São Pedro, Bairro Santa Terezinha, Utinga e Vila Metalúrgica tem de tudo é tranquilo e fácil acesso para SP

      Excluir
    3. No momento o plano é sair de onde moro quando atingir a IF, daqui uns 4 anos. Aí acho que irei para um lugar mais desenvolvido. Meu sonho seria EUA, mas talvez só consiga ficar alguns meses como nômade digital.

      Excluir
  2. Eu tb trago comida de casa ao trabalho e ainda pego bus. Ainda estou longe do primeiro milho, porém minha cabeça deu uma reviravolta.. Já devo ter lido uns 20 livros so este ano na hora do almoco, feito cursos...etc.

    Voce não investe em FII? O que pensa a respeito deles? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Obrigado por acompanhar o blog. Também aumentei bastante a quantidade de leitura. Julgo ser um bom aproveitamento do tempo, do que ficar falando porcaria pra gente que fica mexendo no celular, que é o que o pessoal faz durante o almoço. No caso dos FIIs tenho sim. Representam algo em torno de 16% da carteira e busco replicar o IFIX. Abraços!

      Excluir
  3. Quem me dera ter essa paz na hora do almoço. As ascensoristas e copeiras não param de tagarelar,o pior, são abusadas achando que estão certas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Que pena. Não existe nenhum canto em que você possa ficar quieto na sua?

      Excluir
    2. Já procurei outros lugares pelos prédios, mas o único que tem um sofá para se esticar é esse mesmo. Com o antigo gerente podia até dormir na sala de boas, mas com o atual fico meio cabreiro em fazer isso. hahaha

      Abraços!!

      Excluir
  4. Olá, IABC! Parabéns pelos seus posts... Por que já não posta mais os critérios da compra das ações (Graham ou Bazin) ?

    ResponderExcluir
  5. Fala Abc tudo bem?
    Apos não ter dado certo a reestruturação com a Gol, comecei os aportes em SMLS3, nos preços atuais vejo como bom ponto de entrada.
    Tem alguma pincelada extra sobro o ativo?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem! A Smiles é a ação mais especulativa que temos na carteira. Já houve algum burburinho dizendo que esse negócio de não ter dado certo é somente "agá", como a gente falava no ABC. Ou seja, pode ser que é somente uma jogadinha para conseguir algo melhor e que a reestruturação iria sair de qualquer jeito. Se não for isso, acredito que a companhia vai para a reinvenção ou mesmo liquidação. Daí seria interessante porque seria feito uma OPA. Mas como disse, é especulativa, sugiro por pouco dinheiro.

      Excluir
  6. Olá, Investidor do ABC.

    Parabéns pela atualização!

    Compartilho a mesma opinião que você sobre comer no trabalho (marmitão mesmo) vs almoçar restaurantes lixo, sobreprecificados, e longe do trabalho pra "descomprimir" ou "fazer um social." Pra mim, só o ganho de tempo em não ter que caminhar até o restaurante, escolher o que comer e esperar em fila (!!!) sozinhos já vale 100% o esforço. E claro, o aporte colateral também é ótimo.

    Os comentários realmente não são nada prazerosos, gente te chamando de antisocial, etc. Mas depois de mais de um ano fazendo isso, já estou mais que acostumado a essa rotina, e você logo logo desencanará também.

    Firmeza nos seus aportes. Você também vai chegar lá um dia com toda a dedicação que tiver. Eu acabei de descobrir seu blog, vou seguir aqui.

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.com

    ResponderExcluir
  7. Minha casa e trabalho são próximos do trem mas vou de carro só pra poder dormir dentro dele na hora do almoço. Não consigo trabalhar sem tirar uma cochilada, fico lerdo. Fiz as contas e gasto a mais 150 reais por mês pra ter esse pequeno conforto. Vale a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz isso algumas vezes no passado. O problema é quando está calor.

      Excluir