domingo, 1 de maio de 2016

A lógica do cisne negro - Brasil



Oi pessoal,

Para quem não leu ainda, a Lógica do Cisne Negro é um livro escrito por Nassim Taleb, em que o autor apresenta uma teoria de que o mundo é extremamente influenciado por eventos extremamente raros, mas cujos impactos são grandes e profundos. Os cisnes negros são também caracterizados por não serem previsíveis e geralmente não estarmos preparados para eles. Exemplos temos aos montes na história: o cometa que extinguiu os dinossauros, o advento do cristianismo, a peste negra europeia, o surgimento do nazismo, entre outros. Todos estes acontecimentos influenciaram e muito a história e os humanos não estavam preparados para eles.

A teoria contraria a ideia de que vivemos uma vida baseada na curva normal de Gauss e sim que vivemos uma vida de extremos, em que as características da vida premiam alguns poucos, que dominam quase toda a atividade ou "coisa" e a vasta maioria disputam as migalhas que sobram. Exemplos neste caso também temos aos montes: a música, o dinheiro, a internet, a televisão, os filmes são bons exemplos disso. Temos um pequeno número de pessoas que dominam os espaços citados anteriormente, vendendo milhões de downloads e CDs, poucas pessoas bilionárias que detém quase todo o dinheiro, poucos sites com bilhões de acessos diários e assim por diante. A própria humanidade é prova disso, entre as milhões de espécies animais existentes no planeta o Homo sapiens dominou quase toda a superfície do planeta. A ideia da curva normal é aplicável somente a pouquíssimas coisas no planeta, principalmente a características físicas, como altura, peso, temperatura, velocidade e etc, mas principalmente em relação a grandezas econômicas e sociais, a curva normal não é aplicável. Observem as coisas a sua volta e verão que Taleb tem razão.

O Brasil foi especialmente afetado pelos cisnes negros. Em grande parte de sua história, fomos influenciados por eventos inesperados, não planejados e para os quais não estávamos preparados. Entre eles, alguns que passaram pela minha cabeça neste momento
- A vinda da família real portuguesa ao Brasil, que iniciou a civilização no país, com a construção de escolas, universidades e demais estruturas civilizatórias
- A renúncia de Janio, que colocou João Goulart no governo, o qual com sua incompetência e vacilante gestão culminou com o governo militar
- Governo militar este que não contava com o choque do petróleo
- O qual colocou o país numa gigantesca dívida externa
- Que fez com que o país tivesse a maior inflação do planeta
- O qual fez com que a população exigisse eleições diretas
- Que elegeu (indiretamente) Tancredo Neves
- O qual morreu e deixou o governo para o Sarney, que teve que lidar com uma hiperinflação
- Que culminou com a eleição de Collor, que confiscou o dinheiro de todo mundo
- O qual sofreu um impeachment e deixou no lugar Itamar Franco
- O qual era um idiota, porém tendo consciência que era um idiota chamou Fernando Henrique Cardoso, o qual depois de Dom Pedro II foi o presidente mais inteligente e bem preparado que o Brasil já teve e criou o plano real, o qual resolveu o problema da inflação e modernizou a economia brasileira, fazendo com que a bolsa subisse uns 10000% e enriquecesse muita gente
- O qual não contava com ascensão do PT e das esquerdas no Brasil e na América Latina, que subiram ao poder e implantaram governos populistas e corruptos em diversos países
- Governo este que não esperava que houvesse um juiz federal de Curitiba que iniciasse uma singela investigação sobre um lava rápido no norte do país e assim desvendasse o maior esquema de corrupção da história do planeta, associado com um presidente da câmara dos deputados que é um gênio do mal e não subserviente ao partido que está no poder e uma professora de direito corajosa e destemida que pedisse um impeachment sem apoio da oposição banana do país.

Vejam que o país e nem ninguém que viveu na época correspondente havia sequer pensado ou passado por uma renúncia de um presidente, um golpe militar, uma hiperinflação, um presidente eleito que morreu antes de assumir o poder, um confisco de dinheiro, um impeachment de um presidente e um juiz que tivesse peito de prender bilionários, senadores e ex-presidentes da república.

Logo meus amigos, acredito que Nassim Taleb está certo. O que será que nos espera no futuro? Invasão alienígena, invasão da amazônia pelos EUA, atentados terroristas na Olimpíada, Bolsonaro presidente? Bem, talvez não, porque se eu pude pensar nestes fatos, não seriam cisnes negros. O cisne negro tem como característica ser algo que ninguém espera.

Tempos interessantes nos esperam.




9 comentários:

  1. Perceba algum em comum em todos os pontos que vc citou sobre o Brasil: todos os pontos tem relação com a política.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e afetaram profundamente a vida de todos. Grande abraço!

      Excluir
    2. Houveram ainda vários outros cisnes negros no Brasil, como por exemplo os talentos dos esportistas, citando Pelé e Airton Senna, por exemplo e mais recentemente os 7 a 1 da Alemanha e a falta de água em SP, coisas que não passavam pela cabeça das pessoas.

      Excluir
  2. Essa de invadirem o brasil, pode descartar da lista. Nós já estaremos preparados.
    https://youtu.be/JffmWtjxVq8

    O que percebo também é a utilização dessa curva para "comprovar" o funcionamento de estratégias de gamble. Como se ela fosse a explicação para um método infalível de ganhos com jogos de azar. Porra se a possibilidade é menor que 100% (a casa sempre ganhará ~5%) Nenhuma estratégia no mundo fará com que você saia pelo menos com o que entrou. Ou você tem sorte/trapaceia ou não ganha, simples assim. Monte Carlos é meu ovo.

    Enfim, eu apostaria no MST fechando todas as rodovias e estradas e o brasileiro, burro, inocente e complacente, não irá fazer nada para se defender. Roubos e assassinatos aumentarão nos grandes centros. Comida e gasolina irão faltar. Entraremos em uma nova ditadura (direita ou esquerda tanto faz, é a mesma merda).

    Os governantes dirão que isso é necessário, pois o povo não sabe o que é melhor para ele, então ficarão nesse regime até discutirem a melhor forma de governar o brasil. Ou seja, mais uns 30 anos de ditadura.

    A solução é alugar o brasil!

    Abraços e sucesso financeiro!

    ResponderExcluir
  3. Já tinha curiosidade sobre a obra de Nassim Taleb por causa das menções dele nos relatórios da Empiricus, mas esse seu post foi o empurrãozinho que faltava pra botar o livro dele na minha lista de A Ler. Parece ser interessantíssimo. ObrigadoABC!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empíricus?
      Sai dessa! Aquilo é puro marketing. Não gaste seu dinheiro com aquilo. Leia. Aprenda e estude sobre os investimentos. Melhor a se fazer!

      Excluir
    2. É um livro espetacular. Nos faz pensar além do trivial e quebrar alguns paradigmas. Grande Abraço!

      Excluir
  4. Além de tudo é profeta! o cisne negro do Bolsonaro presidente ocorreu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Na verdade foi um certo chute misturado com uma certa vontade. Acertei, mas podia ter errado, um baita cisne negro seria se ele tivesse morrido com a facada. Como estaríamos hoje? Não quero nem pensar.

      Excluir