domingo, 29 de maio de 2016

Persistência - A maior força do Universo


"Nada no mundo se compara à persistência. Nem o talento; não há nada mais comum do que homens malsucedidos e com talento. Nem a genialidade; a existência de gênios não recompensados é quase um provérbio. Nem a educação; o mundo está cheio de negligenciados educados. A persistência e determinação são, por si sós, onipotentes. O slogan "não desista" já salvou e sempre salvará os problemas da raça humana." Calvin Coolidge, ex-presidente dos EUA.

Eu acredito que ter sonhos e objetivos a serem conquistados faz parte da vida da grande maioria dos seres humanos. Todos crescemos com vontade de realizar coisas, de termos experiências, de nos melhorar física e mentalmente, de evoluirmos espiritualmente.

Porém, a medida que caminhamos, a fadiga, o cansaço e principalmente as decepções, fracassos e falta de incentivo nos fazem paulatinamente abandonar estes sonhos, nos levando a morrer em vida, cuja principal característica é o viver por viver.

Já é mais do que um clichê aquela figura humana que acorda, come, assiste televisão e dorme, por dias e anos a fio, vivendo apenas organicamente, já que sua mente e seu espírito estão mortos, no piloto automático.

Porque?

Talvez a sequencia de decepções e insucessos em vida tenha causado isso. Existem aqueles que nem sequer começam. Quando vou ao trabalho e observo aqueles cobradores de ônibus dormindo em suas catracas, sem ao menos ver ou cumprimentar aquelas pessoas que passam o cartão, muitos deles jovens, vejo que o ser humano naquelas pessoas morreu. Quando vejo pessoas cujo objetivo é passar o fim de semana se embebedando e comendo porcarias, vemos que ainda temos muito trabalho a fazer para espalhar a cultura do auto-aprimoramento, do auto-conhecimento, da auto-educação.

Os fracassos da vida nos apequenam. Vamos ficando frustrados cada vez que não conseguimos algo. E assim, vamos diminuindo nossos sonhos, até que eles cabem no whats up, no facebook e em um pequeno aparelho de celular e aí passamos nossa vida. Pode substituir o celular por uma tela de computador, um copo de cerveja, uma novela ou qualquer outra inutilidade.

A persistência é o segredo de se chegar lá. Há inúmeros casos de pessoas que persistiram no que queriam e chegaram lá. Apenas para recordar alguns deles: Roberto Marinho fundou a Globo com 65 anos, Stallone enviou o roteiro do primeiro "Rocky" para mais de cem produtores antes de estrelar o melhor filme de 1973 segundo o Oscar, Thomas Edson fez mais de 900 filamentos de lâmpada, Einstein levou 15 anos para chegar ao E=mc2. Tudo, absolutamente tudo que vale a pena tem que ter esforço envolvido. Não há valor naquilo que vem fácil. Mesmo dinheiro. Um idiota rico continua sendo um idiota. 

Portanto amigos, persistência. Não deu certo, tente outra vez. Mas de maneira diferente, fazer sempre a mesma coisa esperando resultados diferentes é insanidade.

Grande abraço e boa sorte a todos nós!

9 comentários:

  1. Parabéns! Mais uma vez você nos presenteia com um texto bem escrito e com uma importante reflexão, desta vez sobre uma virtude indispensável para quem quer alcançar o sucesso, seja ele material ou mesmo espiritual: a persistência. Ademais, ainda de maneira silenciosa, sem nenhuma propaganda, oferece-nos um clipe desse ilustre pensador e saudoso cantor, Raul Seixas. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! A intenção do blog é ajudar e fazer as pessoas pensarem de maneira positiva. Que todos nós possamos ter persistência em nossas vidas.

      Excluir
  2. Ótimo texto! Persistência é a base de tudo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto Investidor do ABC, muitas pessoas esperam a oportunidade cair no colo delas, é necessário correr atrás e investir em você mesmo para sua vida mudar.
    Eu estava justamente lendo sobre esse assunto durante as últimas semanas nos livros "A força do hábito" e “Willpower: Rediscovering our Greatest Strenght". Diversos pesquisadores falam sobre como a persistência, bons hábitos e a força de vontade são as características mais importantes uma pessoa se tornar bem sucedida. Não basta simplesmente ser inteligente, é necessário trabalhar duro para as coisas mudarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em toda minha vida profissional eu observei na prática a frase de abertura do post. Vi muitas pessoas talentosas, inteligentes não darem certo, justamente pela falta de persistência.

      Excluir