sábado, 30 de setembro de 2017

O Trivium, emburrecimento e fechamento de setembro


Oi pessoal!

Espero que estejam todos bem.

Continuamos com nossa busca de tentar nos melhorar um pouco. Acabei de ler "O Trivium", escrito pela Irmã Miriam Joseph e publicado pela É Realizações.

Posso afirmar com certeza que foi um dos livros mais difíceis que já li, incluindo os livros de Engenharia e os livros da época do MBA. Absorvi algo em torno de uns 20% do seu conteúdo e com certeza terei que reler para poder aumentar meu entendimento sobre os assuntos expostos na obra.

Depois de ler este livro percebi algo que me deixou extremamente preocupado. Como nasci na era pré-internet e pré computador em casa, observei que a introdução destes dois elementos em minha vida, assim como o celular e o streaming de vídeos me emburreceram. Não tenho nem como comparar a capacidade mental que tinha aos 18 anos com a capacidade que tenho agora. A sistemática destruição cognitiva que tive em minha vida por causa da tecnologia do entretenimento diminuíram em vários pontos o meu QI. Percebo isso em pequenos detalhes. Como por exemplo, não conseguir me concentrar em fazer uma coisa só, seja apenas escrever este texto sem ter outras "janelas" no micro, seja ser capaz de recordar algo que li em poucos minutos. Ou também lembrar que quando adolescente ia ao banheiro com um livro nas mãos, ao invés de um celular.

Também observo com perplexidade que o próprio planeta está mais burro, apesar de toda tecnologia. Não é mais possível conversar com ninguém por mais de 1 minuto, não se consegue mais dar respostas completas, pois o interlocutor não o deixa mais responder, não se consegue mais realizar raciocínios completos pois a mente humana está totalmente ocupada com memes, piadas e besteiras da Internet.

Participo de dois grupos de Whats Up. Um que se refere ao pessoal do trabalho, que utilizo mais para avisar que chegarei atrasado ou coisas do tipo e outros com um pessoal que trabalhei a uns 30 anos atrás quando era adolescente. Vez ou outra coloco algum artigo sobre investimentos e desenvolvimento pessoal, quase sempre sem resposta alguma. A quantidade de besteiras que o pessoal coloca neste grupo é assustadora e observo com tristeza que entrei neste turbilhão de lixo também. Difícil resistir a dar apenas uma olhadinha num vídeo de p**taria ou coisa pior que o pessoal coloca lá. E lá se vão mais alguns minutos de minha vida para a lata do lixo.

O Trivium nos faz ir para um tempo que as pessoas ou pelo menos a parte mais inteligente delas procurava se desenvolver, mentalmente e espiritualmente. E pensar que tive uma dificuldade gigantesca de entender e memorizar algo que foi CRIADO pela mente de outros me entristece muito.

Por isso, vou tentar parar de destruir minha mente. Vou tentar ler mais livros e menos memes e porcarias. Quem sabe poderei ser um velhinho mais sábio. Observar os velhos também absorvidos por celular, novelas e outros lixos me motiva a não querer me tornar eles. Que Deus me ajude!

Quanto aos investimentos nada de novidade. No total a carteira tem uma rentabilidade acumulada de 13% líquida no ano já descontados os impostos. Dá 193% do CDI, nada mal. A Bolsa subiu bem mas o que surpreendeu mesmo foram os fundos imobiliários que subiram quase 7% no mês de setembro. Bolsa ficou em 3%. Continuamos na busca do primeiro milhão o qual segundo o meu levantamento sairá em torno de março do ano que vem. Meu aporte continua em 10% do salário. Eu ponho nesta conta apenas o patrimônio financeiro. Não coloco imóveis, carros ou qualquer outra coisa que não seja aplicação financeira. Acredito que assim teria uma ideia mais precisa da riqueza.

A carteira de ações as quais ainda estamos comprando teve a inclusão de algumas ações e está conforme abaixo:


Destas destaque para Itaúsa, com 37% de alta, com proventos e Taesa com 34%, também com proventos.

Temos também Guararapes, Metal Leve, Banco do Brasil, Cemig, Eternit, Telefônica, Amazônia e Banco Pine, as quais mantemos mas por enquanto não estamos comprando mais, por estarem caras. Destas destaque absoluto para Guararapes com 152% de alta com proventos, seguida por Banco do Brasil com 78%.

No mais, espero que todos sigam bem com suas vidas e por favor, se forem jovens, tratem de cuidar bem de seus cérebros. Não os destruam com memes, redes sociais, televisão e outras besteiras.

Grande abraço!


16 comentários:

  1. De fato, o mundo está emburrecido, embrutecido e anestesiado. Estou na mesma vibe que você; não tenho redes sociais e pouco uso o celular.

    Tem vantagens óbvias. Mas uma das principais desvantagens que é um caminho que você anda só; você não encontra parzinhos iguais a você. Basta observar o seu entorno: quantos que pensam como você que fazem parte do seu círculo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Na verdade ainda não consegui sair desse ciclo. Apenas percebi o que aconteceu comigo e estou tentando reparar o erro. Mas são anos e anos de besteiras acumuladas na mente.
      A questão da solidão foi sempre uma constante em minha vida. Desde criança sempre encontrei poucos com que pudesse conversar. Deus providenciou uma companheira que me entende e que tenta evoluir comigo (na verdade ela já está bem na frente), se não fosse isso, acredito que estaria sozinho ou então ferrado com alguém que fosse o padrão normal.

      Excluir
  2. Boa noite Investidor do ABC,

    Carteira fortemente concentrada em utilities.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato. Porém tradicionalmente utilities é quem sempre foram os bons pagadores de proventos no Brasil. Como este é o objetivo da carteira, a concentração ficou natural. A vantagem das utilities é que são na maioria dos casos negócios perenes, pois ainda não foram ainda encontrados substitutos eficazes para energia elétrica e água e de certa maneira são quase que monopólios naturais. A desvantagem é que estão sempre sujeitos à políticas populistas em um país socialista como o nosso.

      Excluir
  3. Verdade Investidor do ABC, hoje em dia 99% da mídia é lixo. É difícil resistir aos Memes, vídeos inúteis, pegadinhas e outras besteiras. A burrice está cada vez mais difundida, quando criança, adorava sentar de frente para uma enciclopédia e sem muito rumo ir lendo sobre os mais variados assuntos, a ponto de entendê-los e até explicá-los para a minha mãe. Hoje, são raros os momentos que tenho tempo para ler um bom livro, quando muito leio no deslocamento até o trabalho. Conversando com outras pessoas principalmente mais novas, noto uma ignorância em relação à muitas áreas da vida (relacionamento, finanças, investimentos, conhecimentos gerais), mas se eu pergunto sobre alguma besteira qualquer como Master Chef, Game Of Thrones a pessoa responde prontamente e com extremo nível de detalhamento. Por vezes, fico sem assunto conversando com os mais jovens, parece que não posso falar sobre nada que de fato é relevante e interessante, se me atrevo a falar sobre economia, política, artes, é nítido o desinteresse da plateia. Neste quesito, só nos resta sermos egocêntricos, nos desenvolvermos na melhor forma possível e evitarmos o emburrecimento com o passar dos anos. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temo dizer que de certa maneira sempre foi assim. A única questão que para mim se tornou um problema é que eu fui afetado por toda essa montanha de lixo e de certa maneira sem perceber. Poucos são os que querem de fato melhorar sua mente. E o caso é ainda mais grave no caso brasileiro, uma vez que a falta de interesse pelo conhecimento é quase que um fator cultural. Quanto ao egocentrismo, talvez não seja a única saída, pois apesar de tudo estamos cercados por pessoas que amamos e também por outras que somos obrigados a conviver e que também podem ser boas pessoas, alto conhecimento e alta moralidade raramente andam juntas. Muitas das melhores pessoas que conheci eram pessoas normais, que assistiam novela e ainda assim podiam dar lições de sabedoria. Cansei de ver gente com conhecimento e arrogantes e maldosas. O que me incomoda é que eu não sou assim e perdendo este lado da busca do conhecimento estou traindo minhas próprias características pessoais, portanto não me permitindo permanecer inerte, sem lutar contra este estado.

      Excluir
  4. Boa noite! Percebo que meu cérebro também está esgotado. Quero aprender um milhão de coisas, e isso traz ansiedade que paralisa. Estou com o trivium mais uns 5 livros pela metade fora as 18 matérias de concurso, os idiomas,música, investimento...Com tudo isso pra fazer, caio no dominó do youtube, notícias etc depois bate a angústia . Que estratégia pretende adotar para ser um velhinho mais sábio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que assim como estou lutando da corrida dos ratos em termos da vida financeira, pretendo também sair da corrida dos ratos referentes à perda de tempo da Internet, celular e demais coisas referentes ao entretenimento, com planejamento e disciplina. Grande abraço!

      Excluir
  5. Sem dúvida, a Internet inunda a vida das pessoas de informações inúteis. Tento me policiar pra não estar perdendo tempo com essas coisas. Facebook mesmo, é capaz de tirar horas é horas facilmente. Parei de atualizar, e entro quase nunca. Whatsapp é bem complicado, evito entrar em grupos justamente por isso. Somente os que considero construtivos, como os grupos da igreja onde todos os dias recebo excelentes mensagens e 0% inutilidades e baixarias.

    Interessante seu comentário sobre não conseguir conversar um raciocínio completo devido à mente das pessoas estar recheada de memes, isso é bem comum.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, é impressionante como muitas pessoas estão grudadas nesse whats. Direto lendo e respondendo mensagens.
      No meu trabalho volta e meia me pego conversando com alguém que para pra ler e/ou responder uma mensagem e acaba não prestando atenção no que é dito.
      Até não muito tempo atrás viviamos sem nada disso e no fim das contas não fazia tanta falta.

      Será que há a necessidade de passar o dia conectado?
      De mandar ou receber mensagens a todo o momento, sendo que essas na maior parte das vezes são besteiras?
      Se a pessoa quer conversar com alguém, ligue para essa pessoa. Mas dizer isso hoje em dia é pedir pra ser criticado.
      A evolução faz parte da vida, esses meios de comunicação tem pontos positivos é claro. Mas se for peneirar a maioria é besteira, só que muitos se viciam nisso.
      Vivemos na era da informação, mas cada vez mais da informação inútil.

      Excluir
  6. ótima reflexão! Estou lendo um best-seller: "Trabalhe 4 horas por semana" do Timothy Ferris. Apesar do título chamativo, é mais para vender mesmo, pois de trata em grande parte de como utilizamos o nosso tempo de uma maneira produtiva. Um dos capítulos trata exatamente das distrações e coisas que consomem nosso tempo e energia, desde reposnder e-mail até redes sociais. Ele propõe fazer um teste: ficar 1 semana sem TV, internet, redes sociais, nada...no final você vai ver que a vida continua quase inalterada sem você ter absorvido aquele monte de informações.
    Já estou adotando algumas técnicas para gerir melhor meu tempo, e pretendo fazer esse teste também.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pelo comentário. Vamos tentar sempre nos melhorar.

      Excluir
  7. Olá IABC, qual o seu patrimônio? Está perto dos 2,1M? Tem um estimativa de quando conseguirá a independência financeira? Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Obrigado por visitar o blog. Eu parei de divulgar o patrimônio desde o fim do blog do pobretão de vida ruim. Observei que na verdade isso estava se tornando uma competição besta e na verdade o patrimônio em si não quer dizer muito. O que acho interessante é ler os blogs para tirar alguma informação útil para aplicação prática. Desculpe, se você gosta de ver o patrimônio acho legal como estímulo, porém, para mim acho que está bom dessa maneira. A independência como eu entendo para mim será obtida em aproximadamente 3 anos.

      Excluir