terça-feira, 8 de setembro de 2020

As faces dos santos e carteira do mês - Set/2020

 


Olá pessoal, espero que todos vocês estejam muito bem.

Nos últimos dias me dediquei a um assunto no extremo da especificidade, que seriam as tentativas de reproduzir como seriam os verdadeiros rostos dos santos, Jesus Cristo aí incluído.

A americana Akiane Kramarik, de Illinois , EUA, teve visões de Jesus quando criança e pintou vários retratos com o rosto de Jesus, sendo os mais conhecidos os abaixo:





Como se vê, são obras primorosas, que realmente trazem a paz e a sublimidade que a figura real do Cristo poderia nos trazer. É claro que são somente pinturas e que estamos vendo-as através de telas de computador, mas ainda sim são imagens impressionantes e mais fabuloso ainda é pensar que ela pintou os quadros quando ainda era uma pré-adolescente.

Segundo depoimento dela, esta se encontrou com Jesus em sonhos e transes e apenas reproduziu o que viu. A imagem foi confirmada por Colton Burpo, que teve uma experiência parecida com a Akiane. Com três anos de idade Colton passou um período em coma e disse que se encontrou com Jesus. Sua experiência resultou num livro e num filme, chamados "O céu é de verdade".

Uma outra tentativa de se conhecer o real rosto de Jesus foi feita pelo History Channel. Através do Santo Sudário, alguns especialistas forenses e de computação gráfica tentaram reproduzir o rosto que ficou gravado no pano, resultando neste rosto:


Vê-se que é um rosto muito mais sóbrio do que o da Akiane e certamente reflete também as torturas que Jesus sofreu antes de morrer.

Houve também uma tentativa de se reproduzir o rosto de Maria Madalena. Existe uma igreja na França em homenagem à santa (sim, se você não sabia, Maria Madalena é uma santa católica), que contém um crânio atribuído à ela. Especialista forenses brasileiros (sim, brasileiros), utilizando técnicas semelhantes ao que o pessoal do History Channel fez com Jesus reconstituíram o rosto dela, resultando na imagem abaixo:


Trata-se apenas de uma imagem de cera, mas na minha imaginação eu gosto de pensar nela como uma mulher lindíssima.

Existem fotos reais de santos, como as imagens abaixo da Santa Terezinha do Menino Jesus, que morreu em 1897. As fotos portanto, foram tiradas quando esta tecnologia estava no início.

Observando-se o rosto desta santa, observa-se certamente a presença de Jesus no coração dela:






Finalmente, a imagem mais recente que achei de um santo é a de Chico Xavier:


Um homem que estima-se que vendeu mais de 50 milhões de livros e no final da vida vivia num quarto assim:


No mais, segue abaixo a nossa carteirinha do mês:


Grande abraço pessoal!

2 comentários:

  1. Muito legal sua postagem. Sou um grande fã de Francisco Cândido Xavier - Chico Xavier. Publicou mais de 450 livros, vendeu milhares e não ficou com um tostão. Doou para instituições de caridade, asilos, pessoas que necessitavam, etc. Outros que passei a admirar: Irmã Dulce, Francisco de Assis, Clara de Assis, Divaldo Pereira Franco, Mahatma Gandhi e muitos outros que realmente buscaram ajudar ao próximo.

    Sobre o filme do menino que encontrou Jesus, achei muito bacana. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo. Realmente, estas pessoas eram diferentes. Quem sabe um dia chegamos lá. Grande abraço!

      Excluir